FORA DO CONTROLE

PM é atacada por multidão em Cuiabá após tentar prender traficante que faz parte do Comando Vermelho

Durante a confusão com os PMs, duas pessoas que tentaram tomar a espingarda de um cabo acabaram sendo atingidas com dois disparos

por Karollen Nadeska, de Cuiabá

06 de Setembro de 2020, 11h44

Divulgação PMMT
Divulgação PMMT

Policiais militares que tentavam prender um traficante neste sábado (05), no Bairro Jardim Beira Rio, em Cuiabá, por volta das 17h, foram atacados por uma multidão e durante o atendimento na situação duas pessoas acabaram feridas com tiros de espingarda calibre 12.

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, tudo começou quando a guarnição do grupo de apoio realizava patrulhamento na região do Bairro Novo Terceiro – área universitária – e suspeitou de um veículo Voyage branco, resolvendo em seguida realizar a abordagem do condutor.

Dentro do veículo estava o traficante conhecido pelo apelido de “Caipira”, pertencente a facção criminosa “Comando Vermelho”, sendo que na busca veicular foi encontrada uma porção grande de maconha e no banco de traseiro uma quantia em espécie de R$ 2.290,00.

Diante disso, ele e os demais passageiros receberam voz de prisão. Questionado, o traficante disse que o veículo lhe pertencia e que havia mais droga no hipódromo do Bairro Coophamil, fazendo com que outra viatura fosse até o local verificar. Porém, após checagem, ele desmentiu a informação e disse que havia pego o entorpecente com o morador de um sobrado localizado nos fundos do Bairro Novo Terceiro.

A PM foi até o local a procura do suspeito “Mikael”. Porém, no endereço, os militares fizeram contanto com um homem de nome “Emerson” e este então disse ser o dono do imóvel e em seguida passou a desacatar a guarnição com xingamentos.

Ainda conforme o boletim, devido ao desacato, foi dada voz de prisão ao morador, tendo ele resistido, e sendo necessário o uso da força para contê-lo. Entretanto, ao perceber a situação, cerca de 50 pessoas que estavam em um campo de futebol próximo se revoltaram com a prisão e atacaram os policiais com pedras e pedaços de madeira, com intuito ainda de impedir a prisão do outro suspeito.

Para dispersar a multidão, a equipe efetuou disparos não letais e mesmo assim não obtiveram êxito. Na sequência, uma mulher identificada como “Ronilda” tentou tomar a espingarda calibre 12 de um cabo PM que atuava na operação e o militar, para proteger sua vida, conforme a narrativa, disparou um tiro na direção dos membros superiores da suspeita. Mas, o tiro acabou atingindo o pé direito dela.

 Em ato contínuo, outro agressor tentou também tomar o armamento do policial e acabou sendo atingido com um tiro na panturrilha.

Após isso, a guarnição conseguiu pedir apoio das demais viaturas, devido à grande número de pessoas em desfavor da mesma. Atendendo ao pedido, o reforço policial do 10° Batalhão se fez presente e conseguiu controlar toda a situação.

Todos os envolvidos foram conduzidos a Central de Flagrantes com o uso de algemas, para demais providências cabíveis.

Como se não bastasse os fatos anteriores, o sogro do traficante “Caipira” foi até a delegacia e provocou uma enorme confusão. No momento do conflito, o traficante que ainda estava algemado aproveitou-se da situação e evadiu-se do local.

Foram realizadas rondas em vários pontos da região da Central de Flagrantes, todavia, até o fechamento do boletim de ocorrência, o criminoso não havia sido localizado.