Agricultores e Pecuaristas

BNDES prorroga prazo para renegociação de dívidas de crédito rural

Programa financia até 100% do valor com prazo de até 12 anos.

por G1

21 de Agosto de 2019, 14h56

BNDES prorroga prazo para renegociação de dívidas de crédito rural
BNDES prorroga prazo para renegociação de dívidas de crédito rural

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou de 30 de setembro deste ano para 30 de dezembro de 2020 o prazo para agricultores e pecuaristas renegociarem dívidas de crédito rural contraídas até o dia 15 de agosto de 2019.

A medida faz parte do Programa BNDES Pro-CDD AGRO, que financia até 100% do valor, limitado a R$ 20 milhões por pessoa (física ou jurídica), com um prazo de até 12 anos, incluindo carência de até 3 anos. Também podem participar da renegociação os fornecedores de insumos agropecuários.

Poderão ser renegociadas operações de crédito rural de custeio ou investimento; dívidas contraídas junto a fornecedores de insumos agropecuários ou a instituições financeiras, inclusive as decorrentes da emissão de Cédula de Produto Rural (CPR) e de Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA).

As operações de financiamento poderão ser contratadas com 55 agentes financeiros credenciados para operar com recursos do BNDES. Entre eles, há bancos públicos, privados, bancos de cooperativa, cooperativas de crédito, bancos de montadoras, agências de fomento e bancos de desenvolvimento.Os agentes financeiros credenciados já estão autorizados a receber as propostas de financiamento por parte dos produtores rurais desde a última quinta-feira (15).

Os recursos podem ser contratados com base na Taxa de Longo Prazo (TLP). O custo final inclui a remuneração do BNDES, de 1,5% ao ano, e a dos agentes financeiros, limitado a 3% ao ano, totalizando uma taxa mensal final de aproximadamente 1%.

O banco de fomento tem capacidade de refinanciar até R$ 5 bilhões.