Aí sim!

Exército dá manutenção e ajuda no asfaltamento da BR 163 no Pará

por GazetaMT

11 de Setembro de 2019, 08h08

Exército dá manutenção e ajuda no asfaltamento da BR 163 no Pará
Exército dá manutenção e ajuda no asfaltamento da BR 163 no Pará

Um bom exemplo está sendo dado pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro, que fica localizado em Santarém (PA), que estão ajudando nas obras de asfaltamento da BR 163, no estado do Pará.  Os militares são responsáveis pela preparação do material usado na pista e pela colocação do asfalto em um trecho de 65 quilômetros da rodovia entre o município de Novo Progresso (PA) e o distrito de Moraes Almeida (PA).

Cerca de 400 militares trabalham na obra, que foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), e os trabalhos seguem em ritmo acelerado. Para se ter uma ideia, em apenas um dia desta semana, 1.980 metros de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram produzidos e aplicados nas obras de pavimentação da BR 163. No início do mês, o próprio 8º BEC já havia estabelecido um novo recorde ao pavimentar em um único dia, 1,6 quilômetros de uma faixa com 3 metros de largura da mesma rodovia.

Além de animadores, a parceira dos militares com o DNIT comprovam que obras de asfaltamento podem ser executadas em curtos espaços de tempo, mantendo a qualidade, como também apontam que essa é uma parceria que tem que ser melhor explorada e ampliada, pois proporcionará treinamento e ocupação às tropas, levará um dinheiro extra para os cofres do Exército, e beneficiará a sociedade com obras de qualidade e a um bom preço.