AL JAZEERA

Depois de gafe de Ana Amélia, Medeiros ataca petistas por vídeo enviado à emissora árabe

Senadora Gleisi Hoffmann gravou entrevista em defesa do ex-presidente Lula, preso em Curitiba

por Robson Morais

20 de Abril de 2018, 15h29

Depois de gafe de Ana Amélia, Medeiros ataca petistas por vídeo enviado à emissora árabe
Depois de gafe de Ana Amélia, Medeiros ataca petistas por vídeo enviado à emissora árabe

O senador mato-grossense -e recentemente declarado anti-petista- José Medeiros -Pode, voltou ao embate contra os senadores Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, ambos do PT. O motivo: o recente vídeo gravado pela parlamentar em apoio ao ex-presidente Lula e enviado à emissora de TV Al Jazeera.

O registro foi feito por Hoffmann na última semana. Vídeos semelhantes, todos em apelo pela cobertura jornalística oposta à do Brasil em relação à prisão do cacique petista, foram enviados pelos parlamentares do PT a emissoras norte-americanas e europeias. Até aí, nada de alarde. O material enviado à emissora árabe, entretanto, incomodou.

Medeiros classificou o vídeo como "muito estranho".  "O Brasil é um país amigo do mundo árabe. Nós temos respeito por todas as religiões; agora, nós também somos um país que não tem contato com nenhum radicalismo, com nenhum fundamentalismo. E foi muito estranho o vídeo que a senadora fez. Pareceu-me muito um recado subliminar. A quem era dirigido aquilo?", questionou. "Se (Gleisi) quisesse se comunicar com o mundo árabe, nós temos todas as embaixadas aqui, e a senadora poderia falar inclusive com os embaixadores. O recado foi estranho, e eu aconselho que os brasileiros possam ver o vídeo, o perigo que é. Então eu quero dizer: se algum fundamentalista, insuflado por aquele vídeo, cometer algum ato terrorista, está no CNPJ e no CPF dessa senadora", completa.

Em resposta, o senador petista foi direto ao ponto. Acusou o mato-grossense de xenofobia. "Sabe quem deu entrevista lá? (Barack) Obama, presidente dos Estados Unidos. Repercussão em todo mundo, porque a TV Al Jazeera atinge 100 países. A senadora Gleisi está falando para às TVs do mundo inteiro. Quando fala para TV da Europa ninguém reclama. Para TV norte-americana Agora, para TV Árabe, falando de uma campanha de solidariedade ao presidente Lula, sabem o que começam a dizer? Estão falando em Estado Islâmico. Gente, sabem qual é o nome disso? Xenofobia, preconceito. Vocês estão achando que por ser árabe é terrorista, é fundamentalista" rebateu o petista.

Gafe

Também na última semana, outra senadora, Ana Amélia -PP, se manifestou contra o vídeo e virou notícia. Não pelo protesto, mas, sim, pela provável falta de conhecimento. A parlamentar cometeu -no entendimento de muitos- a troca de bolas entre Al Jazeera e o grupo terrorista Al Qaeda. Em um discursos no Senado, citou o Estado Islâmico, numa absurda e equivocada relação com a emissora, uma gigante da comunicação.