ALARME FALSO

Em três meses, Ciosp de Rondonópolis recebeu 5 mil ligações de trotes

“Ligações falsas podem tirar a oportunidade de salvar a vida de alguém” destaca responsável

por

30 de Março de 2017, 09h15

Em três meses, Ciosp de Rondonópolis recebeu 5 mil ligações de trotes
Em três meses, Ciosp de Rondonópolis recebeu 5 mil ligações de trotes

Atendimento no Ciosp. Foto: Luan Dourado/GazetaMT

Trote é crime. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Em Rondonópolis, conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), entre 1 de janeiro a 29 de março deste ano, o Ciosp recebeu 23.917 ligações. Desse total, 5.242 eram chamadas falsas solicitando um dos serviços de emergência como Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), ou Samu (192).

Na comparação, em 2016 o Centro Integrado de Operações de Segurança recebeu 217.801 ligações. Quase 80 mil eram trotes.

Segundo o responsável pela unidade no município, Subtenente Machado, a maioria das ligações são feitas por crianças e adolescentes. "Percebemos que as chamadas são realizadas normalmente no horário em que elas estão chegando ou saindo da unidade escolar, por volta das 13h e 17h. No período da noite, a quantidade de ligações referentes a trote diminui".

Subtenente Machado, ressalta ainda que durante as ligações a pessoa pode estar tirando a oportunidade de alguém que realmente necessita de atendimento de urgência. "Nosso sistema é por ordem de chamada, caso nossos atendentes estejam ocupados em ligações falsas, a próxima ligação fica em espera, e pode ser fundamental para salvar a vida de alguém".

Localização da chamada

Subtenente Machado, responsável pelo Ciosp. Foto: Luan Dourado/GazetaMTA partir de agora, ao receber a ligação, os atendentes conseguem identificar a origem da ligação e a localização da chamada. A nova tecnologia que deve auxiliar a polícia chama CiospGel.

"Esse sistema já funciona unificado com Cuiabá e Várzea Grande. Em Rondonópolis e região estamos trabalhando e aperfeiçoando para implantação dessa nova ferramenta, que consegue identificar através de torres de onde está sendo feita as ligações", explica o Subtenente.

Projeto Samuzinho

Para orientar e conscientizar a sociedade sobre a importância das ligações para os serviços de emergência está sendo elaborado um projeto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em parceria com a Polícia Militar chamado "Samuzinho". "Esse projeto será desenvolvido nas unidades escolares do município, orientando e esclarecendo dúvidas de alunos, pais e servidores. Tendo como foco principal, a redução de ligações referentes a trotes", esclarece o responsável pelo Ciosp em Rondonópolis.

Em Mato Grosso

Entre janeiro e fevereiro de 2017, quase 80 mil trotes foram registrados pelo Centro Integrados de Operações Especiais (Ciosp) em todo o Estado.