alerta

Mato Grosso tem mais de 49 mil casos registrados de dengue e zika

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença

por GazetaMT

25 de Julho de 2016, 15h03

Mato Grosso tem mais de 49 mil casos registrados de dengue e zika
Mato Grosso tem mais de 49 mil casos registrados de dengue e zika

Mato Grosso já registrou 25.934 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 20.465 notificações, o que representa um aumento de quase 21%. Este ano há registro de quatro mortes confirmadas nos municípios de Juína, Sinop, Tangará da Serra e Cuiabá.

Em relação ao zika vírus, são 23.153 casos suspeitos no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está em risco alarmante, com 709 casos por 100 mil habitantes. Cento e vinte municípios notificaram casos suspeitos e o Estado tem 81 cidades com alto risco da doença.

Já foram registrados este ano 1.257 casos suspeitos de febre chikungunya, o que representa uma incidência de 38 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença. O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, bem como a aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.