ALERTA

Municípios devem atualizar dados do Bolsa Família para evitar corte de recurso

Mesmo que as informações continuem as mesmas, é necessário revalidar os dados já cadastrados

por GazetaMT

11 de Janeiro de 2017, 10h26

Municípios devem atualizar dados do Bolsa Família para evitar corte de recurso
Municípios devem atualizar dados do Bolsa Família para evitar corte de recurso

Os municípios mato-grossenses que tiveram seus gestores de assistência social e prefeitos alterados devido às eleições de 2016 devem realizar urgentemente a atualização de seus dados no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), para evitar o corte do auxílio financeiro do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M). 

O alerta, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pretende evitar que os municípios percam a verba, atualmente estabelecida em 5%. A taxa remete à eficácia na comunicação entre Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e gestão municipal, por meio da atualização de dados cadastrais. O cadastro pode ser atualizado neste LINK.

A importância da atualização, de acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreira, são essenciais para que seja viabilizado a condução de assuntos importantes sobre a gestão do Programa Bolsa Família (PBF). "São informativos, instruções normativas e documentos que tratam do benefício e que precisam chegar aos destinatários", considerou.

Até o final de 2016, Mato Grosso contava com taxa de 100% de municípios que estavam regulares no SIGPBF. O resultado foi fruto do trabalho de acompanhamento e esclarecimento realizado pelo Governo do Estado. Em um comparativo, ainda em janeiro de 2015, apenas 28% dos municípios estavam atualizados no sistema e corriam risco de perder o IGD-M.

Para verificar se o município está com as informações antigas, é preciso acessar o SIGPBF. Caso o Gestor verifique que as informações do seu município estão desatualizadas, ele deve acessar cada uma das abas e alterar o que for necessário. Mesmo que as informações continuem as mesmas, é necessário revalidar os dados já cadastrados.

Bolsa Família

O Bolsa Família é uma transferência direta de renda desenvolvida pelo Governo Federal e direcionada às famílias em situação de extrema pobreza, para que elas consigam superar o patamar de vulnerabilidade social. Contudo, para receber o aporte, elas devem atender às condicionalidades como, por exemplo, atestar frequência dos filhos na unidade escolar.