Algodão

Safra de algodão tem boa perspectiva de produtividade

Apesar da produtividade em alta, a safra está com custo de produção maior este ano

por GazetaMT

25 de Julho de 2014, 14h32

Safra de algodão tem boa perspectiva de produtividade
Safra de algodão tem boa perspectiva de produtividade

Com a presença de chuva mais tardia e ausência de veranico nos meses de abril e maio, a safra de algodão 2014/15 apresenta boa perspectiva de produtividade em Mato Grosso, estado que tem aproximadamente 70% da cultura plantada em segunda safra. Conforme o Ministério da Agricultura, o Brasil também deve produzir mais algodão este ano, o aumento é em torno de 30% com relação ao ano passado. Estima-se que a safra vai chegar a 1,7 milhão de toneladas da pluma no país.

Apesar da produtividade em alta, a safra está com custo de produção maior este ano. Dados já divulgados apontam para elevação de 5,46% no custo de produção do algodão em Mato Grosso. A projeção é baseada no valor maior dos defensivos, aumento na cotação do dólar e o elevado preço da soja, que quase sempre é utilizada como moeda de troca nos arrendamentos.

De acordo com o pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Eduardo Kawakami, a forte presença de problemas fitossanitários, a exemplo da alta incidência de ramulária, lagartas e bicudo-do-algodoeiro pode ser considerada a principal responsável pelo aumento nos custos de produção. No entanto, considera que se as expectativas de boas produtividades se concretizarem, o balanço da safra será positivo, mesmo com a situação desfavorável de preços pagos pela fibra de algodão.

O pesquisador ressalta ainda que a boa produtividade se deve justamente a melhora do nível técnico dos produtores no controle de lagartas e doenças, como a ramulária, fungo específico do Brasil e mais presente na região do Parecis, onde estão cidades como Campo Novo do Parecis e Sapezal, regiões com grande produção da pluma. "De modo geral, os produtores têm evoluído nesse sentido e conseguido vencer desafios, ganhando mais em produtividade e rentabilidade", coloca.

Cultivares - Para auxiliar na redução dos custos de produção, a Tropical Melhoramento & Genética - TMG disponibiliza cultivares de algodão com tecnologia WideStrike®, que confere proteção das plantas contra algumas espécies de lagartas que atacam o algodoeiro. Além disso, os materiais possuem tecnologia RX (com alta tolerância à ramulária areóla) e tecnologia TN (com tolerância aos nematoides). A tecnologia RX é destaque no campo e tem permitido a redução nas aplicações de fungicida entre 50 e 80%, além de aumento significativo em produtividade de fibra, quando comparada a uma cultivar suscetível.