Amparo

Vítimas da violência doméstica podem procurar apoio no Conselho Municipal da Mulher

"Muitas mulheres em Rondonópolis são vítimas de violência doméstica", diz Mara Oliveira, presidente do conselho.

por

16 de Outubro de 2013, 13h00

Vítimas da violência doméstica podem procurar apoio no Conselho Municipal da Mulher
Vítimas da violência doméstica podem procurar apoio no Conselho Municipal da Mulher

A mulher vitimada pela violência doméstica, além de ter a garantia, por lei, dos seus direitos preservados, também pode contar com o amparo do Conselho Municipal da Mulher em Rondonópolis nas mais diversas situações. "Muitas mulheres em Rondonópolis são vítimas de violência doméstica", diz Mara Oliveira, presidente do conselho.

De acordo com Mara Oliveira, presidente do conselho, todo o apoio é dispensado à vítima a partir do momento que é feito o acionamento. "Acompanhamos a mulher desde o registro do Boletim de Ocorrências até a audiência, se necessário. E também fazemos aconselhamento, pois muitas sofrem e não têm coragem de se livrar do mal sofrido. Não sabem que vão estar amparadas pela lei Maria da Penha", ressalta.

Mesmo depois de fazer o registro de ocorrência e estarem respaldadas com a medida protetiva, algumas mulheres continuam sendo perseguidas e ameaçadas pelo companheiro. Mara explica que estas devem ser retiradas do convívio natural e encaminhadas para a Associação Recanto Fraterno, que é um espaço de proteção, acolhimento e amparo para as mulheres e filhos em situação de risco como essas.

"Muitas mulheres em Rondonópolis são vítimas de violência doméstica. Conforme as estatísticas, de 2011 para 2013 teve um aumento de 21% dos casos", revela a presidente do conselho. 

Novo endereço do Conselho Municipal da Mulher fica na Avenida Tiradentes, na região central de Rondonópolis - Foto: GazetaMT