Educação

Após ameaça de nova greve, Governo rebate e diz que pagamento acontece na terça-feira (27)

Governo afirma que o não pagamento foi devido a ausência de envio de informações das próprias escolas.

por De Cuiabá-Sabryna Carvalho

21 de Agosto de 2019, 13h23

Após ameaça de nova greve, Governo rebate e diz que pagamento acontece na terça-feira (27)
Após ameaça de nova greve, Governo rebate e diz que pagamento acontece na terça-feira (27)

O sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) divulgou, em nota, que nem todos os servidores foram incluídos na folha de pagamento suplementar, do dia 20 de agosto, contrariando a proposta apresentada pelo Governo. De acordo com o sindicato, há um número significativo de profissionais que não receberam, até mesmo aqueles que retornaram antes do encerramento da greve e já estavam trabalhando desde o início de agosto. Por este motivo,  os profissionais ameaçaram uma nova paralisação.

Por outro lado, o Governo afirma que o não pagamento dos salários cortados foi devido a ausência de envio de informações das próprias escolas, inclusive do calendário de reposição de aulas. Em reuniu com sindicato, nesta quarta-feira (21), na Casa Civil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), garantiu que os pagamentos dos salários cortados devem ser realizados 100%, e que uma folha complementar deve ser elaborada para regularizar a situação até a próxima terça-feira. Para o presidente do Sintep/MT, valdeir Pereira, o Governo está apenas corrigindo uma injustiça.  "A devolução do ponto cortado dos servidores é mais do que justo, é corrigir uma injustiça que o governo do Estado aplicou contra os servidores da educação", pontua Valdeir. 

Greve na Educação

A greve dos profissionais da educação teve início no dia 27 de maio. Uma das principais reivindicações da categoria foi a exigência do cumprimento da lei complementar 510/2013. Após 75 dias de paralisação, a greve chegou ao fim no dia 09 de agosto, depois de uma última proposta feita pelo governador Mauro Mendes (DEM), que garantiu que o Estado ao voltar aos limites da LRF, todo o espaço fiscal aberto abaixo de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) será usado para concessão da RGA e do aumento salarial dos servidores.

Os professores encerraram a greve no dia 09 de agosto. Foto: Sabryna Carvalho

Nas negociações o Executivo garantiu ainda, o pagamento dos salários cortados para o dia 20 de agosto de 2019 - pagamento de salário referente a maio de junho e dia 10 de setembro de 2019 - pagamento referente a corte de julho e salário de agosto.