ganho

Após revisão de divisas territoriais, Rondonópolis tem seu mapa corrigido

Limites com os municípios de Santo Antônio de Leverger e Pedra Preta sofreram alterações

por EMERSON DOURADO

06 de Março de 2017, 16h08

Após revisão de divisas territoriais, Rondonópolis tem seu mapa corrigido
Após revisão de divisas territoriais, Rondonópolis tem seu mapa corrigido

Após um trabalho realizado por técnicos da secretária estadual de Planejamento -Seplan e membros da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e Cidades, da Assembleia Legislativa, alterou as divisas 36 municípios de Mato Grosso. Dentre eles, Rondonópolis sofreu correções nos limites com Santo Antônio de Leverger e Pedra Preta, com isso houve um acréscimo de 249 Km², em sua extensão territorial.

Secretário de Receita de Rondonópolis, destaca a correção de um erro por parte do IBGE, na divisa de Rondonópolis com Pedra Preta, na região da Nova Galileia Foto: Emerson Dourado GazetaMTPara o secretário municipal de Receita, Valdecir Feltrin, a correção de área impacta em algumas questões técnicas no município. “Nós temos as propriedades que estão localizadas nestas regiões, o novo tamanho da área do município conta para o índice de participação, também há um acréscimo de população, mesmo que pequeno mais existe. Não chega a ser um ganho financeiro muito expressivo, mas por outro lado, colocou as coisas em seus devidos lugares”, comentou.

Nos dois pontos que foram corrigidos, o secretário destaca que o princípio do “pertencimento” foi respeitado, além do erro que havia no antigo mapa cartográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. “Na Nova Galileia, os moradores tinham a preferência por pertencer a Rondonópolis, isso há muito tempo. Naquela região, o município perdeu cerca de 25 km², para que a nova divisa com Pedra Preta contemplasse o distrito em Rondonópolis. Já em Santo Antônio de Leverger, no imaginário dos moradores eles eram de Rondonópolis, na questão da divisa a situação era outra, a referência era a antiga estrada para Campo Grande, onde o correto eram as escarpas da serra de São Gerônimo, com isso algumas fazendas vieram para nós(Rondonópolis)”, explicou.

Mesmo com o ganho territorial, Feltrin diz que não haverá ônus para o município, já que as novas áreas já recebem os serviços públicos municipais, como a linha de ônibus do transporte escolar. A nova divisão territorial foi determinada pela lei estadual nº 10.500 de 2017 e agora Rondonópolis passa a ter 4.414 km².