Maria Nilde Santos Ferreira Alves

Dificuldade de aprendizagem

por GazetaMT

23 de Agosto de 2019, 10h44

Dificuldade de aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem

Sabemos que a aprendizagem é processada no cérebro e que a interação de um aprendiz com o meio no qual está introduzido pode exercitar as funções cerebrais que auxiliam o processo. Assim, a aprendizagem é tudo que se obtém no cotidiano e vai estruturando e se moldando de acordo a necessidade de cada um.

Na unidade escolar, na maioria das vezes, os discentes que não assimilam o assunto são considerados com Dificuldades de Aprendizagem. Estudar os fatores cognitivos, sociais e psicomotores que interfere no aprendizado é entender de fato o que são as dificuldades de aprendizagem.

Existem várias literaturas que abordam as dificuldades do aprendizado que se caracterizam por um conjunto desestruturado de assuntos contraditórios. É difícil solucionar o termo referentes a dificuldades de aprendizagem, pois tem diversas definições como: hipóteses, teorias, critérios e modelos. Dificuldades de Aprendizagem é um termo geral que se menciona a um grupo heterogêneo de desordens divulgadas por dificuldades significativas no ato de adquirir e a utilização do entendimento auditivo da fala, da escrita, da leitura e do raciocínio matemático.

Entretanto, é importante o entendimento de que mesmo que se tenha uma pedagogia de qualidade e de docentes responsabilizados as Dificuldades de Aprendizagem sempre irão existir. O que pode ser feito é buscar reduzi-las o máximo possível, para serem menos nocivos para o sujeito e trabalhar com suas diferenças.

Alguns autores partem do pressuposto de que a dificuldade de aprendizagem está na pessoa, que não amplia o seu potencial, de modo que deveria ser, a tendência do fracasso é maior.

Portanto, para encurtar esse fracasso é preciso trabalhar com interdisciplinaridade, impedindo as inferências precipitadas e passar o diagnóstico com clareza e precisão.

No entanto, a instituição educacional tem se preocupado bastante com o grande números de alunos com Dificuldades de Aprendizagem, Porém não se preocupa em trabalhar e pesquisar sobre a mesma, as vezes efetuando gastos desnecessários, quando poderia investir nessa carência. Não se pode esquecer de trabalhar a inclusão.

É importante distinguir que tanto problemas de ordem pedagógica, fisiológica e psicológica quanto outros fatores, podem levar crianças a apresentarem dificuldades de aprendizagem, uma vez que cada indivíduo sente e reage de forma diferente em frente determinadas ocorrências. 

Maria Nilde Santos Ferreira Alves.
Professora da Educação Infantil da Rede Municipal e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional.