ATAQUES

Fávaro repudia atentados contra carro do Ibama

Caminhonete foi incendiada ontem, 7, durante ação de fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, em Colniza

por GazetaMT

08 de Novembro de 2017, 16h20

Fávaro repudia atentados contra carro do Ibama
Fávaro repudia atentados contra carro do Ibama

O governador em exercício, Carlos Fávaro, se reuniu na manhã desta quarta-feira (08.11) com a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, e a equipe de gestão do órgão, em Brasília.

No encontro, Fávaro, que também é secretário de Estado de Meio Ambiente, repudiou a ação que ocorreu em Mato Grosso, nesta terça-feira (07), quando uma caminhonete do Ibama foi incendiada durante uma ação de fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, no município de Colniza (a 1.114 km de Cuiabá).

"Isso é uma ação criminosa. Nos solidarizamos com o órgão federal e reiteramos que nosso objetivo é sempre agir em sincronia, dando regularidade a quem tem direito e punindo rigorosamente quem age na criminalidade", enfatizou Fávaro.

A maioria do desmatamento ilegal se concentra na região noroeste do Estado e afim de combater essa realidade a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem realizado rotineiramente ações de fiscalização e monitoramento ambiental na área. Dados da Sema mostra que de março a agosto de deste ano foram apreendidos cerca de 4 mil ³ de madeira ilegal, o que corresponde a 143 carretas.

Trabalho conjunto

E com objetivo de unir esforços para combater os crimes ambientais, a Sema desenvolve ações em parcerias com outros órgãos, como Polícia Militar e Ibama. No mês de outubro a secretaria convidou o Exército para integrar plano de combate ao desmatamento ilegal em MT.

A iniciativa de buscar o apoio da entidade tem como objetivo propor um termo de cooperação técnica operacional, buscando toda a expertise e eficiência que possuem em segurança, logística e pessoal.