ativismo agroecológico

MPT sedia reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

No mesmo mês, servidoras do MPT também participaram do ‘Fórum Juventude"

por GazetaMT

27 de Outubro de 2018, 07h00

MPT sedia reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
MPT sedia reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) sediou neste mês mais uma reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O evento foi conduzido pelo promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano e ocorreu no auditório da Sede do MPT em Mato Grosso, em Cuiabá.

O Fórum também contou com a participação do promotor de Justiça de Diamantino, Daniel Balan Zappia, que fez uma apresentação sobre a atuação na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai para "Racionalizar a utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos, seus componentes e afins e obstar o plantio de Organismos geneticamente modificados (OGM)".

Em seguida, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Mara Patrícia Ferreira da Penha, discorreu sobre o Plano de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) em Mato Grosso.

Por fim, a pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Mariana Verardi, apresentou o projeto "Alimentação Saudável através da Agroecologia", que inclui o roteiro gastronômico ecológico, com indicação de locais para consumo de alimentação agroecológica, e o desenvolvimento de cursos e palestras, para estimular o ativismo agroecológico.

Vida e LutaAs servidoras Lêda Maria do Carmo Klein e Flávia Motta do Carmo representaram o Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, coordenado peloMPT em Mato Grosso, no 'Fórum Juventude: seus saberes e fazeres - Mulheres: Territórios e Identidades, Povos Tradicionais e de Quilombo: Vida e Luta'. O evento ocorreu durante o 2ª Acampamento Territorial da Juventude da Baixada Cuiabana (II Acamjuv), realizado no dia 11 de outubro, em Santo Antonio do Leverger-MT.

Na ocasião, a professora da UFMT Márcia Correa Montanari, nutricionista e doutoranda em Saúde Coletiva, ministrou a palestra "O uso de agrotóxicos e os riscos na saúde da juventude rural", a fim de conscientizar os presentes dos danos causados pelo consumo do veneno.

O 2ª Acampamento Territorial da Juventude da Baixada Cuiabana é desenvolvido pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana da Universidade do Estado de Mato Grosso (Nedet/Unemat) e realiza atividades com a participação de jovens de Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

O objetivo é reunir jovens pertencentes a comunidades tradicionais e quilombolas, somados a mulheres rurais da Baixada Cuiabana, acadêmicos, professores da Unemat e outros convidados, para discutir os mais diversos aspectos da temática 'Juventude'.

Fórum de Mato Grosso

O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é composto de entidades da sociedade civil, instituições governamentais e não-governamentais e teve suas atividades retomadas em dezembro do ano passado. Foi criado para proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas aos agrotóxicos e produtos afins, de modo a fomentar ações integradas de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente. 

A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 04 de dezembro de 2018, às 9 horas, no auditório do MPT-MT em Cuiabá, e é aberta à participação de todos.