AVALIAÇÃO

No debate da TV, Percival ataca, do Pátio ameniza e Salles assiste

por GazetaMT

26 de Setembro de 2016, 09h24

No debate da TV, Percival ataca, do Pátio ameniza e Salles assiste
No debate da TV, Percival ataca, do Pátio ameniza e Salles assiste

Entre os três principais candidatos a prefeito de Rondonópolis convidados para o primeiro debate ao vivo na TV o clima tinha tudo para esquentar. Chegou a aquecer, é verdade, mas frustrou quem esperava por uma boa ebulição.

Isso porque, surpreendentemente, o candidato José Carlos do Pátio (SD) tirou o pé e não entrou nas provocações de seu principal adversário Percival Muniz (PPS). Bem que quis, mas se conteve o atual deputado estadual.

Em certo momento do debate eleitoral, Muniz foi certeiro: "o Zé do Pátio mente". Referiu-se a projetos e investimentos feitos pelo Governo Federal, como os PACs, defendidos por Zé como coisas suas. "Não pode faltar compromisso com a verdade. Não estamos fazendo uma campanha na Lua, mas sim aqui e o povo conhece a cidade", continuou Muniz.

Num único momento de embate, Zé do Pátio pediu direito à resposta. Fez defesa a secretários nomeados em sua gestão. "Trabalharam muito, trabalharam bem e buscaram projetos", rebateu quando Percival deixou no ar que não houve qualificação entre os escolhidos por Zé para o exercício dos cargos.

Foi, enfim, só. Logo após um momento cordial, ainda que pautado na ironia. Muniz voltou à filosofia do "ganha-ganha", elogiando a atuação de Zé do Pátio como deputado. "Esse é o Zé que eu gosto. Tem que ser assim, ele ajudando de lá e nós ajudando de cá", soltou um Percival de riso no canto dos lábios.

...

No meio de tudo Rogério Salles chegou a lembrar um fã que consegue ingresso para ver o show de cima do palco. Era isso: estava dentro, mas parecia sempre fora.

Não trouxe novidade o candidato tucano. Quando lhe fora ofertada oportunidade de direcionar uma pergunta com tema livre a um dos candidatos, tocou a bola para o gol de Percival Muniz. "Como era a cidade nos tempos do Zé do Pátio, quando você assumiu?", perguntou ao Socialista. Muniz agradeceu o presente e comandou a toada.

No fim, pareceu sair desgostoso o tucano. Se queixou do embate entre adversários, da campanha polarizada. Deu a entender que faltou discussão de propostas, faltou espaço para as suas propostas. Queria um debate frio a uma semana da eleição e com a presença de dois candidatos de personalidade forte que seguem disputando voto a voto a vitória nas urnas. Impossível o desejo de Salles.

Impossível até em caso de campanha na Lua.  Sobre isto, talvez lá, sim, fosse mais proveitoso o debate para o candidato.