11 de Junho de 2018 às 07:43

Premiado no Teatro Bolshoi, espetáculo “Cão sem Plumas” terá apresentação em Cuiabá

Apresentação única acontece no dia 19 de junho

Gazeta MT

O espetáculo de ballet contemporâneo "Cão sem Plumas", idealizado e dirigido pela maior expoente da dança no Brasil, Deborah Colker, conquistou na última terça-feira (5) o prêmio internacional Benois de La Danse - entregue durante majestoso evento no Teatro Bolshoi, na Rússia.

O enredo da montagem é baseado no homônimo poema de João Cabral de Melo Neto, escrito em 1950, que relata poeticamente a realidade do Rio Capibaribe e da população de Pernambuco. A peça foi premiada na categoria coreografia e estará em cartaz em Cuiabá, numa apresentação única, no dia 19 de junho.

"O maior e mais importante espetáculo de ballet do planeta irá passar pela capital mato-grossense. É uma grande honra para a cidade receber um evento cultural deste porte", ressaltou Carlina Jacob, produtora do evento em Cuiabá.

Tido como o "Oscar da dança", o título coroou uma montagem que harmoniza poesia, cinema e dança em um único espetáculo, também dirigido por Cláudio Assis. O apelo visual é feito por meio de cenas de um documentário que são projetadas durante a movimentação no palco.

A cenografia, que também concorreu ao prêmio internacional, é composta por vários artefatos - entre eles fitas e caixotes de madeira. Para a apresentação, os bailarinos são caracterizados e cobertos por lama, estética que remete ao Rio Capibaribe, ponto central do enredo.

"É um espetáculo absolutamente sensorial, que envolve sons, imagens e texturas. Há uma super estrutura por trás deste tão grandioso evento", reiterou Carlina.