ballet

Premiado no Teatro Bolshoi, espetáculo “Cão sem Plumas” terá apresentação em Cuiabá

Apresentação única acontece no dia 19 de junho

por GazetaMT

11 de Junho de 2018, 07h43

Premiado no Teatro Bolshoi, espetáculo “Cão sem Plumas” terá apresentação em Cuiabá
Premiado no Teatro Bolshoi, espetáculo “Cão sem Plumas” terá apresentação em Cuiabá

O espetáculo de ballet contemporâneo "Cão sem Plumas", idealizado e dirigido pela maior expoente da dança no Brasil, Deborah Colker, conquistou na última terça-feira (5) o prêmio internacional Benois de La Danse - entregue durante majestoso evento no Teatro Bolshoi, na Rússia.

O enredo da montagem é baseado no homônimo poema de João Cabral de Melo Neto, escrito em 1950, que relata poeticamente a realidade do Rio Capibaribe e da população de Pernambuco. A peça foi premiada na categoria coreografia e estará em cartaz em Cuiabá, numa apresentação única, no dia 19 de junho.

"O maior e mais importante espetáculo de ballet do planeta irá passar pela capital mato-grossense. É uma grande honra para a cidade receber um evento cultural deste porte", ressaltou Carlina Jacob, produtora do evento em Cuiabá.

Tido como o "Oscar da dança", o título coroou uma montagem que harmoniza poesia, cinema e dança em um único espetáculo, também dirigido por Cláudio Assis. O apelo visual é feito por meio de cenas de um documentário que são projetadas durante a movimentação no palco.

A cenografia, que também concorreu ao prêmio internacional, é composta por vários artefatos - entre eles fitas e caixotes de madeira. Para a apresentação, os bailarinos são caracterizados e cobertos por lama, estética que remete ao Rio Capibaribe, ponto central do enredo.

"É um espetáculo absolutamente sensorial, que envolve sons, imagens e texturas. Há uma super estrutura por trás deste tão grandioso evento", reiterou Carlina.