BANCO

Medeiros articula nova agência da Caixa em Primavera do Leste

Senador lembra que demanda chegou ao Congresso por meio do Poder Legislativo municipal

por GazetaMT

29 de Maio de 2017, 14h17

Medeiros articula nova agência da Caixa em Primavera do Leste
Medeiros articula nova agência da Caixa em Primavera do Leste

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou edital, nos últimos dias, no qual tornou público interesse em imóvel pronto ou a construir para instalar sua segunda agência no municípios de Primavera do Leste. A iniciativa da instituição financeira é fruto de articulações do senador José Medeiros (PSD-MT) e do deputado federal Adílton Sachetti (PSB), que se juntaram para atender o pleito da localidade junto a direção da CEF. Em novas reuniões que devem ocorrer em Brasília com o presidente da Caixa, o ex-ministro Gilberto Occhi, mais detalhes da nova agência devem ser tratados com os dois parlamentares.

O senador José Medeiros disse que a demanda chegou até o Congresso Nacional por meio dos vereadores de Primavera e outras lideranças políticas locais. A partir de agora, segundo Medeiros, a nova agência só depende de questões burocráticas e da identificação de algum imóvel que venha atender as exigências da instituição. O parlamentar comemorou o fato, visto que considera inadmissível que os chamados bancos públicos não atendam Mato Grosso de acordo com sua importância.

"Em muitas cidades mato-grossenses, como Rondonópolis e a própria Primavera, o cidadão que precisa resolver alguma questão bancária tem praticamente que perder o dia de serviço para tal, tamanha as filas que encontram. Entendemos o momento difícil do Brasil, o que acaba respingando em todos os setores, mas estamos falando de um estado que dá lucro para a nação. Banco público não pode seguir se comportando como banco privado", criticou o senador.

Já Sachetti, pontuou quais são os pontos exigidos pela direção da CEF para que a nova agência, que seria a segunda da cidade, venha efetivamente a atender a população de Primavera. "Eles exigem, obviamente, um imóvel com documentação regularizada junto aos órgãos públicos, e que esteja entre as avenidas São Paulo, Mato Grosso, David Riva e Rua Rio de Janeiro. Querem um prédio com idade aparente de até 10 anos e com uma área construída de mil metros quadrados. Contamos agora com os vereadores para nos ajudar a identificar esse local para que o proprietário envie então a proposta", ressaltou o deputado.

A CEF também avalia a possibilidade de encontrar um terreno para proceder com a construção da agência. Medeiros, porém, acredita que essa questão pode vir a ser pensada em um segundo plano. "É também uma opção, caso não encontre-se um imóvel conforme especificado, mas o ideal era já um prédio pronto para que o mais rápido possível os atendimentos comecem e a população pare de perder tanto tempo com o banco. Paralelamente, então, já em funcionamento, procura-se o terreno", avaliou.

Terminais explodidos

Medeiros também segue em contato com Occhi, pleiteando a reativação de vários terminais da CEF, sobretudo os instalados em praças públicas, implodidos em ações criminosas. "Estes caixas facilitam a vida da população e existe um seguro para eles, que cuida desses custos de reativação. Não podemos diminuir ainda mais a qualidade de vida das pessoas em virtude de ações de marginais, que por si só já prejudicam tanto a sociedade", finalizou.