Boa ação

Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça

É sinônimo de amor, de solidariedade e é uma maneira de mostrar que nós também podemos fazer algo pelo outro

por Da redação com Só Notícia Boa

04 de Novembro de 2019, 09h25

Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça
Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça

Foto Divulgação

Voluntários de Curitiba criam e distribuem gratuitamente próteses de mãos, produzidas em impressoras 3D, para pessoas que precisam.

No final do mês de outubro, pessoas de diferentes estados do Brasil se encontraram no sul para receber próteses de graça.

A ação faz parte do trabalho da Associação Dar a Mão, que surgiu a partir da história da Geane Poteriko, que tem uma filha que nasceu sem uma das mãos, devido a uma síndrome rara.

A mãe conta que, ao vivenciar a necessidade da filha, decidiu criar um grupo para poder ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.

"É sinônimo de amor, de solidariedade e é uma maneira de mostrar que nós também podemos fazer algo pelo outro. É uma emoção muito grande saber que, a partir da história da minha filha, uma coisa muito boa nasceu", conta Geane.

A prótese

A prótese é feita sob medida, em parceria com estudantes e professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O modelo desenvolvido leva em conta a dimensão de toda a extensão do braço de quem vai usar. A parte da mão abre e fecha, de acordo com os movimentos do cotovelo.

Segundo a associação, em três anos de ações, já foram entregues centenas de próteses gratuitamente.

Joedina Pacheco, mãe de uma menina de seis anos que recebeu uma prótese do grupo, agradeceu a ajuda e a oportunidade de ver a filha, pela primeira vez, poder segurar um copo com a mãe esquerda.

"Não tem explicação. A gente não tem palavras para descrever isso", disse.