BOA NOTÍCIA

Bebê internado em Rondonópolis é transferido para hospital de Curitiba

Com quadro de cardiopatia grave, João Gabriel conseguiu na Justiça vaga em unidade de Saúde com atendimento especializado

por Robson Morais

16 de Maio de 2018, 08h20

Bebê internado em Rondonópolis é transferido para hospital de Curitiba
Bebê internado em Rondonópolis é transferido para hospital de Curitiba

Internado há 5 dias na Unidade de Terapia Intensiva -UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, o bebê recém-nascido João Gabriel Tauffer, acaba de ser transferido para outra unidade de Saúde, em Curitiba -PR. Por ordem judicial, a criança, com complicações cardíacas, conseguiu vaga no Hospital Pequeno Príncipe.

A transferência dependia da liberação da UTI aérea, possibilitada na manhã de hoje. O pai da criança conversou agora há pouco com a reportagem, já da capital paranaense. Segundo ele, a mãe e o menino estão a caminho.

Diagnosticado com um quadro grave de cardiopatia, o bebê ficou internado em Rondonópolis aguardando atendimento médico especializado. Mato Grosso não dispõe deste profissional. Por isso, a criança necessitava de transferência urgente para São Paulo ou Paraná.

O caso

Morador de Canarana, João Gabriel foi levado às pressas no dia 4 de maio para o Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, com um quadro de cardiopatia grave, que apresentava o entupimento de três veias do coração e sopro. Os médicos recomendaram a transferência imediata para uma UTI Neonatal. Diante da situação, a família recorreu à Defensoria Pública.

O bebê permaneceu em Água Boa até o dia 7, quando foi transferido para Rondonópolis. Com o quadro de saúde inspirando cuidados, a equipe médica indicou a necessidade de cirurgia de urgência e novamente, a família recorreu à Justiça, que determinou ao Estado o prazo de 48 horas a contar do dia 10 para a internação em uma unidade especializada para esse tipo de tratamento.