BOM EXEMPLO

Prefeitura de Jaciara defende servidor e combate chacota por erro de português

Lindomar Martins trocou “z” pelo “s” em mensagem de Natal e foi alvo de insultos e preconceito na internet

por De Rondonópolis MT - Robson Morais

06 de Dezembro de 2018, 14h54

Prefeitura de Jaciara defende servidor e combate chacota por erro de português
Prefeitura de Jaciara defende servidor e combate chacota por erro de português

Foto: ReproduçãoA Prefeitura de Jaciara deu um bom exemplo de como se combate preconceitos em sua página oficial em uma rede social. Tudo começou com um erro de português cometido por um servidor.

Com a proposta de contribuir com o paisagismo do município neste período natalino, o funcionário Lindomar Lourenço Martins escreveu "felis" Natal. Trocou o "z" pelo "s" e foi alvo das mais diversas críticas, gozações e ofensas na internet. Outros, irônicos, fizeram e compartilharam memes.

Lindomar presta serviços há mais de um ano para a Prefeitura de Jaciara. Em resposta aos que se aprovetramam do erro para denegrir a imagem do servidor, a administração municipal tomou providência: fez um novo post, enaltecendo a pro atividade e agradecendo pela intenção do funcionário. "Erros acontecem, todos nós estamos sujeitos a isso", diz trecho da mensagem que tem mais de mil compartilhamentos e, pelo menos, 500 comentários.

Ai site de notícias G1, a mulher de Lindomar, Maria Geralda, de 39 anos, disse que ele estava aparando a grama do canteiro e teve vontade de escrever uma mensagem de "feliz natal", mas só se deu conta de que havia errado, quando foi desenhar a letra "N". "Quando ele estava fazendo o "N", viu que tinha errado e tentou apagar tudo, mas já tinham tirado a foto e compartilhado. Ele nem sabe quem tirou", explicou ela.

Lindomar contou à mulher que quando estava a caminho de casa, passou por uma padaria e uma pessoa que estava no local o chamou e disse que ele havia virado piada nas redes sociais. A pessoa também teria mostrado um comentário negativo ao trabalhador.

Maria disse que ao chegar em casa, o marido pediu que ela procurasse as mensagens. Ela achou algumas, mas parou de ver ao perceber que Lindomar ficou triste. "Ele ficou tão nervoso e triste que nem almoçou", lamentou.

...

A tristeza de Lindomar, se não passou, ao menos, foi amenizada com o reconhecimento publicado pela Prefeitura. Preconceito se combate com empatia, respeito e humanidade. É como disse outro site: "Felis" Natal e que tudo de bom aconteça na sua vida, Lindomar!