bovinocultura

Países produtores de carne bovina realizam encontro anual em MT

A International Beef Aliance é formada por sete países e representam mais da metade da produção mundial de proteína vermelha

por GazetaMT

19 de Julho de 2016, 12h30

Países produtores de carne bovina realizam encontro anual em MT
Países produtores de carne bovina realizam encontro anual em MT

Representantes dos principais países produtores de carne bovina estão em Mato Grosso para a reunião executiva anual da International Beef Alliance (IBA). A entidade, cujo representante brasileiro é a Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat -  reuniu em um encontro nesta segunda-feira (18.07), em Cuiabá, líderes do segmento da pecuária de corte, gestores do governo estadual e do agronegócio mato-grossense.

O grupo da IBA é formado por Brasil, Canadá, México, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Paraguai que, juntos, representam mais da metade da produção mundial de proteína vermelha e 63% das exportações globais de carne. O IBA desenvolve estratégias que abordam preocupações comuns aos países membros e assegura que a carne bovina mundial tenha o maior alcance comercial possível, alinhando restrições comerciais não-científicas e políticas co a missão de superar as expectativas dos consumidores do produto.

Nesse panorama das estratégias da IBA insere-se o trabalho iniciado pelo Governo de Mato Grosso com a criação do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), estado que tem o maior rebanho bovino brasileiro, com 29,5 milhões de cabeça. Entre as estratégias do Imac estão a promoção da carne produzida no estado, definição de critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações de promoção e divulgação, além de desenvolver estudos para a melhoria da mesma. Outros objetivos do Imac são o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzyck, reforçou que a estratégia do Imac está em acordo com a demanda mundial, uma vez que cada vez mais os consumidores exigem produtos de qualidade e com certificação ambiental.

Aliança Internacional da Carne

A visita dos representantes da IBA seguem ainda nesta terça-feira (19) e encerra-se em São Paulo, no dia 20. Em Cuiabá, além da reunião executiva, os participantes conheceram a produção estadual no modelo de semiconfinamento e a integração lavoura-pecuária-floresta.

Desde 2014, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) representa o Brasil na 'Aliança', reforçando a representatividade mundial da pecuária de Mato Grosso. Em 2015, a convite da Acrimat, também se juntou ao grupo para reforçar a presença brasileira, a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), durante a Conferência anual da Five Nation Beef Alliance (FNBA), em Mazatlán, no México, quando o Brasil e Paraguai aderiram oficialmente ao grupo que passou a se chamar International Beef Alliance, ou em português, Aliança Internacional da Carne Bovina.

As associações que representam os países na International Beef Alliance são: Cattle Council of Australia and Meat & Livestock (Austrália), Acrimat e Assocon (Brasil), Canadian Cattlemen's Association (Canadá), Confederación Nacional de Organizaciones Ganaderas (México), Beef + Lamb New Zealand (Nova Zelândia), Asociación Rural del Paraguay (Paraguai) e National Cattlemen's Beef Association (Estados Unidos).

  Com informações Sedec-MT