BR-163

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra

por Redação com assessoria

19 de Março de 2018, 09h27

Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra
Embrapa leva opções para sistemas produtivos ao Show Safra

Diferentes alternativas para rotação de culturas e para sistemas de integração lavoura-pecuária serão apresentadas pela Embrapa durante o Show Safra BR 163, que será realizado de 20 a 23 de março, em Lucas do Rio Verde (MT). A empresa ainda aproveitará a feira para fazer o lançamento de sua primeira cultivar de arroz de terras altas resistente ao herbicida.

Durante a feira, além de ver as culturas no campo, os visitantes da feira poderão conversar e tirar suas dúvidas com pesquisares e com parceiros responsáveis pela comercialização de sementes.

Entre as opções apresentadas na vitrine de tecnologias da Embrapa estão os consórcios de gramíneas com leguminosas visando o pastejo de boi safrinha em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também serão expostas as novas forrageiras lançadas pela parceria entre a Embrapa e a Unipasto, como BRS RB 331 Ipyporã, BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri.

Para os agricultores que buscam alternativa para a segunda safra, a Embrapa terá no Show Safra opções de pulses, como o feijão-caupi e o grão de bico, além de cultivares de gergelim, sorgo granífero e sorgo forrageiro.

Os sojicultores poderão ver o desempenho de cultivares de soja RR e várias opções de cultivares convencionais apresentadas pelo Programa Soja Livre.

Lançamento

Durante o Show Safra BR 163 a Embrapa fará o lançamento do arroz BRS A501 CL, a primeira cultivar de terras altas da empresa com resistência ao herbicida Kifix. Com a tecnologia Clearfield, o material é indicado para sistemas de plantio direto na palha, sobretudo em áreas com problemas de plantas daninhas resistentes a outros herbicidas e que necessitam rotação de moléculas.

Com ciclo médio (101 a 110 dias), tem potencial produtivo acima de 8 mil kg e produtividade média semelhante às principais cultivares usadas pelos produtores. Um dos destaques da BRS A501 CL é o elevado e estável rendimento após o beneficiamento, com média de 68% de grãos inteiros.

 O lançamento oficial da cultivar será na tarde de quarta-feira, dia 21, com a presença dos pesquisadores responsáveis pelo seu desenvolvimento. Porém o material poderá ser visto durante toda a feira no estande da Embrapa.

Palestras

A Embrapa também estará presente na programação de palestras do Show Safra BR 163. Na tarde de quarta-feira o pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas participará da mesa redonda sobre "Avanços e desafios no manejo de plantas daninhas". Na quinta-feira pela manhã será a vez da pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, abordar a sanidade na suinocultura em uma mesa redonda sobre essa cadeia produtiva.