BRASIL À VENDA

Usina inaugurada por Temer no MT pertence a conselheiro do presidente dos EUA

por GazetaMT

14 de Agosto de 2017, 11h25

Usina inaugurada por Temer no MT pertence a conselheiro do presidente dos EUA
Usina inaugurada por Temer no MT pertence a conselheiro do presidente dos EUA

Segundo o jornalista Alceu Castilho, da revista Carta Capital, a Usina de Etanol de Milho inaugurada pelo presidente Michel Temer -PMDB em Lucas do Rio Verde, na última semana, pertence a um aliado do presidente norte-americano Donald Trump.

Em reportagem, Castilho esmiúça as relações entre os grupos administradores do mais novo empreendimento lançado por Temer sob aplausos calorosos de políticos de Mato Grosso citando, ainda o grupo De Olho nos Ruralistas, entidade de objetivos óbvios contra a bancada do agronegócio.

A Usina, a primeira deste porte no Brasil, "pertence à FS Bioenergia, uma fusão entre a empresa estadunidense Summit Agricultural Group e a brasileira Fiagril. E a quem pertence a empresa americana? De Olho nos Ruralistas identificou: trata-se de Bruce Rastetter, um aliado de Donald Trump, o maior financiador dos republicanos no estado de Iowa", detalha Castilho.

Ainda na reportagem, publicada na edição online de Carta Capital, o Summit Agricultural Group informa possuir, desde 2012, 11.000 acres (4.451 hectares) no Mato Grosso, numa fazenda onde Temer chegou de helicóptero para driblar protesto de caminhoneiros contra a alta dos combustíveis.

"Segundo a Receita Federal, a FS Agrisolutions Indústria de Combustíveis Ltda (FS Bioenergia) tem como sócios a Fiagril Participações, do brasileiro Marino José Franz, e a Summit Brazil Renewables Participações I Ltda, criada em 2014. Esta, por sua vez, tem dois sócios: o Summit Brazil Renewables I e o Summit Group, ambos dos Estados Unidos, administrados por Rafael Davidsohn Abud.

O dono da empresa, Bruce Rastetter, foi um dos 60 conselheiros de Trump para a agricultura, durante a campanha eleitoral. E um dos seis conselheiros do Iowa no Agricultural Advisory Committee. Ele esteve em dezembro na Trump Tower onde o presidente eleito recebia candidatos a vagas no governo" segue Castilho.

Incra vendeu terras

O Summit Group e mais duas empresas ganharam autorização do governo brasileiro para comprar terras sozinhos, sem parcerias. A prática, em todo território nacional, não era permitida.

Quem ganhou essa autorização, a rigor, foi a SB Agrícola, empresa de cultivo de soja que tem como sócios o Summit Brazil e o Summit Group, com Rafael Abud como procurador. As duas empresas têm o mesmo endereço, no município de Porto dos Gaúchos (MT). O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou, em 2013, que a autorização para a SB Agrícola era para o cultivo de grãos.

Temer e Maggi são a favor do projeto que libera o mercado de terras para estrangeiros.

Prisão da PF

A Fiagril, sócia do Summit Group, pertence ao empresário matogrossense Marino Franz, que já foi prefeito de Lucas do Rio Verde. Ele chegou a ser preso pela PF, em 2014, na Operação Terra Prometida, acusado de participar de um esquema de fraudes fundiárias. A PF informou, na época, que fazendeiros e empresários coagiam e ameaçavam pessoas para obter lotes da União, em terras da reforma agrária.

Uma das filiais da Fiagril foi adquirida, em 2016, por um grupo chinês.