CAFÉ NO GAZETA MT

Episódio desta semana traz um pouco do Nordeste para dentro da redação

Entrevista especial lembrou histórias, cultura e convida a população para o retorno do projeto Viva Nordeste na próxima semana

por Reportagem: Robson Morais / Fotos: Sirlei Alves

25 de Maio de 2018, 10h35

Episódio desta semana traz um pouco do Nordeste para dentro da redação
Episódio desta semana traz um pouco do Nordeste para dentro da redação

Da esquerda para a direita: Erimar Bezerra e Luiz Cláudio Martins

Na próxima semana, Rondonópolis receberá a sexta edição do projeto 'Viva Nordeste', após dois anos de pausa. Hoje, 25, em alusão à festa, o Café no GazetaMT entrou no clima. Trouxemos um pouco do Nordeste para dentro da redação. As passagens escritas abaixo são fruto de uma entrevista especial com Erimar Bezerra e Luiz Cláudio Martins, entusiastas de berço e paixão por esta cultura.  

Ainda nos anos 1950, chegava a Rondonópolis aquela que seria, anos mais tarde, a maior colônia regional do município. Logo no início da emancipação política, que completa 65 anos em 2018, os primeiros migrantes se firmaram neste solo em busca de tudo o que lhes faltava na outra ponta do mapa: chuva, água e terra fértil. No distrito de Poxoréu, a promessa de riqueza do garimpo também atraiu este povo.

Baianos, cearenses, pernambucanos...Aos poucos, foram chegando. Firmaram raízes. Fizeram história. Cresceram em número à medida em que cresciam e desenvolviam o novo lar. Rondonópolis avançou e gerou oportunidade. Se tornou polo. Mérito dos matogrossenses, paulistas, mineiros, japoneses, libaneses e, claro, nordestinos.

Trabalhador e festeiro em exatas proporções, os nordestinos que aqui chegaram trouxeram mais que mão-de-obra. Trouxeram cultura. Da arquitetura preservada do Casario à manifestação popular. Iniciaram as primeiras festas de forró com direito a comida típica e vaquejada, na sede do antigo parque de exposições da cidade, na Vila Operária, sempre nas noites de sábado. Atualmente, Rondonópolis ainda possui três pistas para a prática do esporte, recentemente regulamentado pelo Governo Federal, utilizada apenas para treinamento.

Em dois momentos eternizados, já no final da década de 1980, a associação de nordestinos, sem sede física, trouxe o eterno Luiz Gonzaga para um show especial. Depois, Dominguinhos também veio. Foram os anos de ouro da cultura nordestina em Rondonópolis.

Por falta de apoio, a associação minguou, mas seu povo se manteve presente. Em 2018, festas anuais reúnem grande público. Ainda no sonho, a criação de um centro cultural, Um Centro de Tradições Nordestinas -CTN.

Viva Nordeste

Na programação, a volta do Viva Nordeste. Na última edição realizada, o evento trouxe como convidado espacial Chambinho do Acordeon, protagonista do 'Gonzaga, de pai para filho', que conta a história do rei do baião e a relação conturbada com o filho -não menos ilustre- Gonzaguinha.

Para 2018, o Viva Nordeste promete um retorno em grande estilo. Músicos reunidos especialmente para festa, atração de Mato Grosso do Sul e a cantora Luciana Lima, vencedora do concurso musical do programa "É Bem Mato Grosso", da TV Centro América em 2016.

O evento ocorre na próxima quarta-feira, 30, no espaço do Casario Buffet Eventos, na Vila Aurora. Os ingressos já estão à venda.

Mais informações pelo telefone (66) 99602-3456.