CAFÉ NO GAZETAMT

Rotary Club Rondonópolis celebra cinquenta anos de serviços em prol da comunidade

Presidentes foram os personagens de mais um episódio especial. Clube promove grande festa para comemorar meio século

por Robson Morais

20 de Abril de 2018, 13h45

Rotary Club Rondonópolis celebra cinquenta anos de serviços em prol da comunidade
Rotary Club Rondonópolis celebra cinquenta anos de serviços em prol da comunidade

Fotos: Sirlei Alves / GazetaMT

 

Neste mais novo episódio da série 'Café no GazetaMT', uma data especial. O Rotary Club de Rondonópolis completa cinquenta anos. Meio século de história, celebrado com uma festa digna da marca. No bate-papo de hoje, dois presidentes -o atual e o próximo a assumir- fazem o convite à toda a comunidade, relembram os caminhos percorridos desde 1968 e apontam o que vislumbram da entidade para os anos futuros.

A história

Um pouco da história. O Rotary Club Rondonópolis nasceu, contam os entrevistados, da necessidade. Em parceria com comunidade Maçônica e a Convenção Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, cerca de trinta associados se dedicaram a oferecer serviços de Saúde à população de uma Rondonópolis, à época, recém-nascida. Fato que por aqui, no final dos anos 1960, a carência era demasiada.

Da prestação de serviços, o grande projeto, mantido pelo Rotary Club Rondonópolis até os dais atuais: A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade. O clube de serviços do Rotary, agora, se apresentava crescido, já em 1971. Fundamental a atuação, ainda nesta conquista, da Associação das Senhoras de Rotarianos.

O crescimentoPresidentes Jeferson Amorim e Júlio Cesar Oliveira

Em Rondonópolis, seis Rotary Club's atuam em prol da comunidade. Cada um com diretoria e ações autônomas entre si. A entidade não capta recursos públicos para sua manutenção, tudo funciona junto às unidades rotarianas espalhadas pelo mundo (o Rotary está presente nos EUA, Europa, etc). Ideias diferentes originaram linhas de atuação distintas. "O Rotary Rondon cuida da Apae, o Rondonópolis se volta para o Lar dos Idosos, o Vila Operaria cuida de destinação de cadeira de rodas e ações voltadas à parte de ortopedia, o Rotary Rio Vermelho está ligado ao Meio Ambiente e o Rotary cerrado (o caçula) foca em projetos voltados à juventude, como, por exemplo projeto Fio de Ouro", conta ao atual presidente do Rotary Club Rondonópolis, Júlio Cesar de Oliveira.

"Não é seita"

De fora, a imagem do Rotary como um grupo fechado de pessoas tem de ser desmitificado, analisa Oliveira. "O Rotary não é seita. Surgiu, lá atrás, da depressão norte-americana com quebra da bolsa. Temos uma filosofia diferente da maçonaria, por exemplo, somos abertos à comunidade, a pessoas de qualquer religião. O Rotary é laico, temos católicos, evangélicos, espíritas. Todo mundo pode fazer parte, desde que queira fazer o bem. Não aceitamos influência política nem religiosa", diz.

Hoje, são 62 os membros do Rotary Club Rondonópolis, entre homens e mulheres. A troca da presidência é anual, funciona por meio de eleição. "O objetivo principal do Rotary, quando foi fundado, era o companheirismo. Depois passou fazer negócios entre si, para que os membros se ajudassem financeiramente. O próximo passo foi levar este bem para mais pessoas, fazer ações pela comunidade", explica o futuro presidente, já eleito, Jeferson Moraes Amorim.

Ainda sobre a influência política, ele completa: "Conseguimos administrar esta situação. Hoje nosso clube, por exemplo, tem vereadores que são membros, mas ali não se fala no cargo político. Há uma separação e não aceitamos que usem o fato de serem rotarianos para fazer política.  Isso está bem definido. A classificação é pela profissão, não pelo cargo político", frisa.

A festa

No próximo dia 21, o Rotary Club Rondonópolis em parceria com o Tulipas Buffet celebrará seus cinquenta anos de história com uma festa aberta à população. O evento reunirá rotarianos e comunidade em geral no Espaço Tulipas Castelo, em Rondonópolis. A festa terá a temática dos anos 1960, com música ao vivo, comida, bebida e café da manhã. Está marcado o início às 20h.

O valor do ingresso é R$ 90 reais. A quantidade é limitada pela quantidade de lugares nas mesas preparadas para a festa. "Estes cinquenta anos foram marcados pelo fazer o bem, uma história que nossos antepassados deixaram de prestação de serviço. Nos reformulamos, buscamos a humanização na Santa Casa de Rondonópolis, melhoria da qualidade dos serviços que a gente presta à população. A ideia, a partir de agora, é deixar um clube unido e focado em nossa missão", projeta Oliveira.

Sobre os desafios dos anos seguintes, Amorim finaliza: "minha preocupação maior, meu objetivo, é manter essa renovação que foi promovida no Rotary nos últimos anos. Nossos associados se renovaram, a entidade se renovou. Quero trabalhar para manter essas pessoas dentro do clube. Assim é que faremos nosso Rotary crescer ainda mais, seguir firme para cumprir nossa missão".

...

O projeto 'Café no GazetaMT' será publicado no site todas as sextas-feiras.

Equipe GazetaMT e presidentes rotarianos