Calendário da Soja

Produtores de algodão de MT apelam para colheita noturna

Máquinas estão trabalhando no campo quase 24 horas por dia para deixar a lavoura livre para o cultivo do grão, que começa em setembro.

por Globo Rural

19 de Agosto de 2019, 15h37

Produtores de algodão de MT apelam para colheita noturna
Produtores de algodão de MT apelam para colheita noturna

Os produtores de algodão de Mato Grosso estão colhendo quase 24 horas por dia, inclusive à noite, para terminar rapidamente a colheita.

Este avanço dos trabalhos noturnos ocorre para não atrasar o calendário de produção do estado. A colheita precisa terminar em agosto para seja iniciada a preparação da terra para o cultivo da soja, que começa em setembro.

Para dar conta da demanda, os funcionários de um fazenda em Sapezalse revezam em turnos de seis horas cada um. O produtor Bruno Franciosi conta que a estratégia ajuda a otimizar o tempo.

O agricultor Celso Minozzo acompanha os trabalhos na fazenda dele de 2.400 hectares, em Campo Novo do Parecis, no oeste do estado. Ele colheu até agora metade da área cultivada e a produtividade média das primeiras lavouras não agradou.

O excesso de chuvas no começo do ano atrapalhou o andamento da cultura. Minozzo espera uma produtividade melhor na área que ainda vai ser colhida e isso será importante, já que o preço do algodão caiu nos últimos meses.

"50% ainda não foi vendido e esse preço hoje derreteu, hoje não fecha o custo se for vender de R$ 70 a R$ 75 a arroba no mercado", disse.