CALOTES

Medeiros fará parte da CPI da Previdência, que apura desvios e sonegações

por GazetaMT

24 de Abril de 2017, 08h27

Medeiros fará parte da CPI da Previdência, que apura desvios e sonegações
Medeiros fará parte da CPI da Previdência, que apura desvios e sonegações

O senador José Medeiros -PSD/MT vai fazer parte da Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI para investigar as contas da Previdência. Ele foi indicado pelo Bloco 'Democracia Progressista' para compor o colegiado que terá por missão esclarecer as receitas e as despesas, os desvios, desonerações, desvinculações e sonegações que envolvem o sistema previdenciário brasileiro.

A Reforma da Previdência posposta pelo governo Michel Temer-PMDB segue em curso, com recente etapa concluída na Câmara dos Deputados. Ajustes no texto original foram incluídos, com relatoria do deputado Arthur Maia -PPS/BA. Nesta semana, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia -DEM/RJ foi categórico: "Não vamos mais ceder. Vamos assim para ganhar ou para perder", disse sobre a Reforma, ainda carente de articulação para conquistar os 308 votos necessários na Casa.

O Instituto Nacional do Seguro Social  -INSS, segundo dados do requerimento que cria a CPI da Previdência, paga atualmente 33,7 milhões de benefícios: 10,1 milhões de aposentadorias por idade; 3,2 milhões por invalidez; 5,7 milhões por tempo de contribuição; 7,5 milhões por pensão por morte; 1,5 milhão por auxílio-doença; 4,5 milhões de aposentadorias BPC (idosos e pessoas com deficiência carente); entre outros. São cerca de 24 milhões de aposentadorias urbanas e nove milhões de aposentadorias rurais.

Um dos pontos defendidos por especialistas contrários à Reforma se liga diretamente à CPI composta por Medeiros: os calotes. Números da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), órgão diretamente ligado ao próprio governo, contrapõe todos os números até o atual momento apresentados. E mais: garante que o rombo da previdência é de responsabilidade dos devedores. Entre eles, algumas das principais corporações do Brasil.

Em 2015 o Governo deixou de arrecadar mais de R$64 bilhões em consequência dos calotes no sistema previdenciário. Em 2016, mais de R$ 50bi. Abaixo algumas das principais devedoras*

*valores em milhões:

 

O link completo dos devedores da Previdência está disponível aqui.