CAPACITAÇÃO

TRE-MT promove treinamento de mesários da 10ª zona eleitoral em Rondonópolis

O objetivo é capacitar as 590 pessoas que trabalharão no dia da eleição, em seis funções diferentes

por EMERSON DOURADO

17 de Setembro de 2014, 19h44

TRE-MT promove treinamento de mesários da 10ª zona eleitoral em Rondonópolis
TRE-MT promove treinamento de mesários da 10ª zona eleitoral em Rondonópolis

 

Durante toda a semana, os mesários recebem capacitação para as eleições gerais de 2014 - Foto: GazetaMTDurante esta semana o cartório da 10ª zona eleitoral está realizando uma capacitação, para os mesários que irão trabalhar nas Eleições Gerais de 2014. Apenas na 10ª zona são 590 pessoas que foram por funções e a cada dia desta semana uma capacitação foi realizada, na segunda feira os secretários, na terça foi a vez dos 1º secretários, na quarta os 2º secretários, na quinta será a vez dos presidentes de mesas e na sexta os coordenadores locais  de votação, mesários de justificativa de voto e auxiliares.

A capacitação tem a duração de 2 horas e é ministrada por servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com treinamento especializado no TSE, em Brasília. Segundo o responsável pelo cartório da 10ª eleitoral, Izaqueu Maia do Nascimento, o curso é bastante dinâmico e neste pleito com o foco principal na identificação por meio da biometria, um processo que estreará neste pleito.

Para Cleuza de Oliveira, uma veterana com 25 anos com 2ª secretária, o processo não mudou muito, com apenas a adição do sistema biométrico e se diz tranquila com o processo eleitoral no dia da eleição. “Como já temos certa experiência, isso vai nos ajudar na hora caso tenhamos algum problema. Mas o processo é simples e acho que não teremos nenhuma dificuldade e o curso serve para tirarmos todas as nossa duvidas”, analisou a 2ª  mesária.

A já tradicional urna eletrônica terá a compania neste pleito da maquina de biometria - Foto: GazetaMTA 10ª zona eleitoral conta com 37.298 eleitores, e caso algum eleitor deste universo tenha algum problema, os mesários estarão aptos para solucionar, esta é uma previsão de Izaqueu. Um exemplo dado foi com relação ao processo de biometria, se a maquina de leitura não conseguir realizar a biometria por meio de um dos quatro dedos cadastrados ( polegar e indicador) das duas mãos, em uma sequencia automática de 7 tentativas, o presidente da mesa abrirá um procedimento para que o eleitor vote pelo sistema tradicional.

Sobre a convocação dos mesários, o TRE usa a base de dados das eleições anteriores, mas é feita previamente uma analise sobre os eleitores que mudaram de local de votação ou zona eleitoral e aqueles que faltarem para preencher são convocados aqueles que se voluntariaram, depois disto a seleção do sistema passa pelo grau de instrução, profissão, com professores e servidores públicos em primeiro lugar e posteriormente caso nenhum destes requisitos sejam suficientes são convocados eleitores da região da sessão para trabalhar como mesários.