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Procons de todo estado discutem direitos do consumidor em reunião técnica

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500

por GazetaMT

17 de Fevereiro de 2017, 13h26

Procons de todo estado discutem direitos do consumidor em reunião técnica
Procons de todo estado discutem direitos do consumidor em reunião técnica

Cerca de 90 coordenadores e colaboradores de Procons de todo o estado estão em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), participando da 22ª Reunião Técnica de Procon e 6ª Reunião do Fórum dos Procons Mato-Grossense. O evento, que é promovido pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem o objetivo de discutir assuntos relacionados à defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador.

Durante a abertura do evento, que ocorre no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa (ALMT), o secretário-adjunto de Justiça, Enéas Correa Figueiredo Júnior, destacou a importância da capacitação para os coordenadores e servidores dos Procons, especialmente para os dirigentes que assumiram as unidades municipais há pouco tempo, com a troca de gestão das prefeituras. “É um momento de compartilhar conhecimentos, de buscar atualização e articulação para qualificar ainda mais a defesa do consumidor de Mato Grosso”, salientou o secretário.

A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, lembrou que o Procon hoje é uma das instituições públicas de maior credibilidade junto à população. “Queremos trocar experiências para poder qualificar ainda mais o atendimento dos Procons. Nosso índice de resolução é de 80%. Isso significa que de cada 10 casos que chegam ao órgão, oito são resolvidos”, declarou Gisela, informando que além de discutir em conjunto o dia a dia do trabalho dos Procons, também serão pensadas e traçadas estratégias para uniformizar procedimentos para o Estado.

Para o presidente do Fórum dos Procons Mato-grossense e coordenador do Procon de Tangará da Serra, Magno César Ferreira, o encontro vai trazer ainda mais crescimento para os coordenadores, especialmente para aqueles que assumiram os Procons este ano. “O objetivo do Fórum é trabalhar para fortalecer ainda mais a defesa do consumidor em Mato Grosso”, declarou. Também para a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon de Barra do Garças, Mireli Alves, as reuniões técnicas são muito importantes para aperfeiçoar o trabalho do órgão. “Vamos discutir, ainda, os principais problemas que os consumidores levam aos Procons”, informa.

Após a abertura, a reunião prosseguiu com a palestra “A promoção da defesa do consumidor no Brasil e o papel dos Procons”, com a superintendente Gisela Simona. Durante a tarde, também foram trabalhados os temas: atendimento e conciliação e gestão de processos administrativos, entre outros.

O encontro prossegue nesta sexta-feira (17), com a Reunião do Fórum dos Procons Mato-grossense, às 8h. Em seguida, serão discutidos temas como fiscalização e monitoramento de mercado; planejamento orçamentário e educação para o consumo e apresentados os sistemas de atendimento do Procon (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec – e a plataforma www.consumidor.gov.br); e a Carta de Informações Preliminares (CIP) eletrônica.

Às 10h30, haverá palestra “Energia elétrica e a solução legal para as demandas mais recorrentes no Procon”, com o ouvidor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Fenando Gadens. O evento prossegue à tarde, com discussões sobre as principais reclamações/denúncias recebidas pelos órgãos de defesa do consumidor.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.