Carnaval com Saúde...

por Por Silvia Regina Cremonez

10 de Fevereiro de 2016, 08h46

Carnaval com Saúde...
Carnaval com Saúde...

No carnaval as frases mais massificadas são quanto ao uso da camisinha e do sexo seguro, mas as questões de saúde vão, além disso. Devemos pensar em saúde de forma ampla e abrangente, primando pelo cuidado antecipado do bem estar, e acima de tudo, utilizando as informações para aproveitar ao máximo a diversão, mantendo este bem estar.

Divirta-se, use roupas leves, não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, e caso tiver ingerido, não dirija, evite assim acidentes e confusões. Cabe ressaltar, ainda, os cuidados necessários frente à situação de emergência em saúde causada pela circulação simultânea de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegytpi (dengue, zika e chicungunya), agravado ainda pelos casos de microcefalia em recém-nascidos provocado pelo Zika vírus, portanto o uso de repelente, roupas confortáveis e que protejam do vetor é indicado. Até parece conselho de mãe, e porque não!?!?

Quando pensamos em cuidados, logo nos lembramos dos cuidados maternos, mas como gestores da Saúde é preciso pensar de forma ampla. Quando a equipe de Saúde realiza o planejamento são traçadas estratégias contendo dados e particularidades de cada região, visando a promoção e efetivação das ações de saúde.

No carnaval a distribuição das camisinhas é uma das ações, porém as equipes de saúde são reforçadas para garantir o atendimento aos foliões. Nas cidades em que a festa de momo é tradição o reforço é garantido em todos os setores, e a saúde trabalha de forma integrada com a Segurança, Assistência Social e demais setores visando garantir o bem estar do cidadão.

Por isso nunca é demais lembrar a importância do folião portar documento de identificação e o Cartão SUS, que hoje é exigido para o melhor atendimento dos pacientes nas unidades públicas de saúde, mesmo os que possuem plano de saúde, afinal todos usamos o SUS!

O Sistema Único de Saúde é imenso englobando ações de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vacinação, Atendimento desde a Rede Básica até a Média e Alta Complexidade, SAMU, entre outros. Conhecer o SUS, participar desta grande Política de Saúde é essencial para garantir a efetividade do mesmo. Mas isso é assunto para novas conversas, afinal, é preciso desmistificar que o SUS é apenas grandes filas e sucateamento, existe um SUS que funciona, e é esse que desejamos fortalecer, e o que precisa ser melhorado, de forma coletiva faremos.

Participe ativamente da alegria do carnaval, descontraia e aproveite muito, e quando passar a festa procure em sua cidade saber mais sobre o SUS, participe dos Conselhos de Saúde e utilize o seu poder de cidadão para fortalecer a Saúde Pública, a população precisa e nós gestores agradecemos, pois o SUS é uma conquista do Povo Brasileiro e precisa ser mantida!

 

Silvia Regina Cremonez Sirena, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT).