CARNAVAL

Sem carnaval de rua, rondonópolitano terá que usar a criatividade no feriado

De manifestações religiosas a festas com horário para entrar, em tempo de crise assim será o carnaval na cidade

por EMERSON DOURADO

05 de Fevereiro de 2016, 15h35

Sem carnaval de rua, rondonópolitano terá que usar a criatividade no feriado
Sem carnaval de rua, rondonópolitano terá que usar a criatividade no feriado

Com a decisão da prefeitura de não realizar por mais um ano o carnaval popular, por conta da crise econômica que o país atravessa, o rondonópolitano terá poucas alternativas no feriado de momo. Para os que curtem a folia ou preferem realizar uma introspecção espiritual neste período, algumas opções se apresentam na escassa agenda cultural da cidade.

No campo espiritual, o “8º Alegrai-vos no Senhor” contempla a comunidade evangélica de Rondonópolis e região, um evento que tradicionalmente recebe milhares de pessoas nos três dias de realização, mesmo com com um formato mais compacto receberá cantores gospel de outros estados, ocorre nos dias 7,8 e 9 de fevereiro, sempre no período noturno, o templo fica na Avenida Amazonas, no centro.

Já a comunidade da Igreja Bom Pastor, organiza o “Carnaval Bom Pastor” de 6 a 9 de fevereiro, além de um congresso da Renovação Carismática Cristã no mesmo período. A animação ficara por conta das bandas forró buscai de Cuiabá e União Samba de Várzea Grande, a entrada custará R$ 20 por dia  ou um passaporte no valor de R$ 50, o que dará diretivo a participar do  sorteio de 2 motocicletas.

Para os festeiros, uma das opções mais próximas do carnaval popular será em uma casa de shows, na saída para Guiratinga, onde o organizador resolveu não cobrar ingresso para aqueles que entrarem no recinto até as 23  horas, a promoção é válida para todos os dias de festa de 5 a 8 de fevereiro.E contará com a animação de bandas baianas e a presença da banda local Temperô.

O Casario de Rondonópolis comportará dos eventos nestes dias de folia, o “Carnaval da Marchinhas” , nesta sexta feira(05)  as 16 horas e nos dias 7 e 8 de fevereiro o espaço será para aqueles que são adeptos ao Rock também as 16 horas e vai até as 23 horas.

Fora de Rondonópolis

Uma tradição que passou de geração por geração, o Bloco dos Caretas em Guiratinga - Foto: Prefeitura de GuiratingaSe a ideia é curtir nas cidades vizinhas é bom saber que não haverá o tradicional carnaval de rua de Guiratinga, pouco mais de 100 km de Rondonópolis, por lá folia ficará a cargo do Bloco dos Caretas e Caretinhas, uma tradição de mais de 50 anos que continua sendo preservada. Nos dias 5, 6 e 7 sairão pelas ruas os Caretinhas; nos dias 7, 8 e 9 a presença pelas ruas será dos Caretões.

Mas para aqueles que não abrem mão do carnaval de rua, a cidade de Jaciara promoverá o “Jacifolia” com direito a banda baianas e regionais, nos dias quatro dias de folia na Praça Tamoios, região central, além de uma matine no dia 7, com a banda Acaraxé.

Programação

Jaci Folia 2016 - A partir das 23h

Local: Praça Tamoios

Sexta (5): Garota Manhosa/ Banda Temperô

Sábado (6): Ney Costa e banda / Banda Temperô

Domingo (7): A 2 elétrico / Acaraxé

Matinê - das 16h às 21h com Acaraxé

Segunda (8): Banda Kebra Tudo / Ney Costa