Caso PA

Delegado vai ouvir autores do vídeo e funcionários que estavam no plantão do PA

O delegado regional Henrique Meneguelo também ouvirá os parentes de Diones Ferreira antes de concluir o inquérito policial

por Eduardo Ramos e Denilson Paredes

11 de Abril de 2014, 05h30

Delegado vai ouvir autores do vídeo e funcionários que estavam no plantão do PA
Delegado vai ouvir autores do vídeo e funcionários que estavam no plantão do PA

O delegado Henrique Meneguelo quer ouvir todos os envolvidos no casoO delegado Henrique Meneguelo intimou todos os funcionários do Pronto Socorro Municipal (PA) que estavam no plantão na noite em que foi gravado o vídeo denunciando mau atendimento ao pintor de paredes Diones Ferreira de Souza, 25. Os depoimentos foram marcados para a próxima segunda-feira e são parte do inquérito aberto para apurar se houve fraude ou manipulação na produção e divulgação das imagens. Os parentes do jovem e os autores do vídeo também serão ouvidos pelo delegado.

Ontem (10) Diones esteve na Delegacia Regional e negou participação em qualquer tipo de armação. Ele também disse desconhecer a identidade das pessoas que fizeram as gravações e divulgaram o material em redes sociais na internet. "Tinha muita gente lá, pode ser qualquer um", resumiu.

O delegado Henrique Meneguelo, que preside o inquérito, informou que já descobriu os nomes das pessoas que produziram e publicaram o vídeo. Ele não revelou a identidade, mas confirmou que manteve contato e já intimou os suspeitos.

Diones Ferreira de Souza mostrou ferimentos causados em acidente com moto"Vamos ouvi-los, e também os familiares do Diones e todos os funcionários que estavam no PA naquela noite. A ideia é confrontar as versões, checar os fatos e analisar se houve crime ou não", explicou.

O inquérito policial foi aberto nesta semana a pedido da Secretaria Municipal de Saúde e deve ser concluído em até 30 dias.

Apuração interna
Paralelo à investigação policial, a Secretaria Municipal de Saúde também abriu uma sindicância interna para apurar o caso. Ontem a secretária de Saúde, Marildes Ferreira, esteve na Delegacia Regional e conversou com Diones Ferreira. Por um erro no endereço informado ao PA, o jovem não foi encontrado durante a semana - o que levantou a suspeita de 'armação' na filmagem.

Após verificar os ferimentos e ouvir a versão de Diones Ferreira, Marildes anunciou que iria exonerar toda a equipe que atuou no plantão do último domingo e também a diretora do PA, Vânia Scapini. Conforme a secretária, os funcionários falharam na acolhida ao paciente.

Secretária Marildes Ferreira disse que equipe falhou na acolhida ao paciente"Ele mesmo disse que esperou por cerca de dez minutos, o que não é muito tempo. Porém, neste período a equipe deveria ter prestado o atendimento adequado, dentro da proposta de humanização da Saúde Pública. Estamos trabalhando muito para mudar o conceito e garantir que o cidadão seja bem atendido. Não vamos admitir que ninguém seja tratado como ele (Diones) foi", afirmou a secretária.

Marildes disse ainda que o prefeito Percival Muniz havia pedido atenção máxima ao caso e aprovou a decisão de exonerar os servidores que falharam no atendimento a Diones Ferreira.

Leia também:

Jovem que aparece em vídeo confirma mau atendimento no PA; secretária de Saúde vai demitir servidores