CICLISMO

Ranking Nacional de Ciclismo Olímpico, Rosário Oeste, dia 23 de Novembro reunirá nomes de peso

por GazetaMT

21 de Novembro de 2014, 16h50

Ranking Nacional de Ciclismo Olímpico, Rosário Oeste, dia 23 de Novembro reunirá nomes de peso
Ranking Nacional de Ciclismo Olímpico, Rosário Oeste, dia 23 de Novembro reunirá nomes de peso

 

Com a final do certame de 2014, todas as provas de classe elevada, ganham muito em importância. Atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rondônia e das principais cidades de Mato Grosso, medem forças neste final de semana em Rosário Oeste, cidade que fica cerca de 110 da capital mato-grossense.

A etapa vai ter 100 km de muitas pedaladas, fato este que vai exigir muito preparado dos atletas. A ronda se desenvolve na MT 010, sentido Rosário Oeste Cuiabá, indo até o km 50 e voltando ao ponto de partida. Esta clássica prova ciclística, na categoria Elite vai ser bastante acirrada entre os atletas Antoelson Dorneles (Ribeirão Preto/SP), Felipe Pacanaro (DME Penanópolis/SP), Sidney Canela (Tangara da Serra), Gabriel Marques (Sinop) e Kessis Jones (Rosário Oeste). Canela ocupa a 8ª posição da categoria Sub-23 e tem que entrar ao menos na segunda posição, para respirar aliviado o ingresso no Programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso. Dorneles busca a vitoria para definir o titulo de 2014 da categoria Elite.

Os ciclistas de Mato Grosso lideram em quatro categorias, com chances reais de conquistas em 12 títulos em nível nacional nesta temporada de 2014. Cita Manoel Lima, dirigente da FMTC. Ciclismo Olímpico. Beatriz Koetzler lidera o Ranking nacional na categoria Juvenil Feminina. Kamyla Martins é líder da categoria Infanto-juvenil Feminina. Ambas são de Tangara da Serra e correm na categoria do Ciclismo Olímpico. No MTB, Solange Machry (Sorriso), é líder da categoria Máster Feminina.

Na categoria Infanto-juvenil o líder é Roberth Brito de Barra do Garças. O esporte do pedal tem 40 atletas com condições de acesso junto ao Programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso. Podemos ter até 53 ciclistas, com mais quatro etapas daqui de Mato Grosso, segundo Lima, ainda temos duas provas de ciclismo, uma de MTB Olímpico e outra de MTB Maratona. O momento é de cálculos e mais cálculos. Um caso bem emblemático é de Willian Pecego, que corre na categoria Sub-23.

Hoje Pecego ocupa a quarta colocação e pode até ser Campeão nacional, após a prova de Barra do Garças, do dia 29 deste mês. Desde que ele vença a etapa ou fique em segundo lugar, e dois atletas de Minas Gerais não tomem parte nesta competição do dia 29. Lima avalia como mediano esta temporada para o ciclismo regional. Esta sendo uma longa temporada. Não tivemos apoios, para viagens para fora do Estado.

O potencial dos atletas mato-grossense é incontestável em todos os sentidos, o que nos falta é apoio e suporte. Já temos um esboço da temporada de 2015. A nossa meta é que o novo governo apoie um pouco mais o esporte do pedal, pois será um impar ano para o esporte nacional, onde teremos a definição de todas as seleções Olímpicas, finaliza Lima.  A etapa tem apoio da Prefeitura de Rosário Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso, Policia Militar do Estado de Mato Grosso, JR Pneus, com supervisão e Homologação da Confederação Brasileira de Ciclismo e realização da Federação Mato-grossense de Ciclismo.