Cidadania

Projeto “Agente de Trânsito Mirim” dá início a terceira etapa

No total, 80 alunos vão receber, durante toda a semana, formação sobre noções de legislação e segurança no trânsito

por GazetaMT

31 de Agosto de 2014, 08h27

Projeto “Agente de Trânsito Mirim” dá início a terceira etapa
Projeto “Agente de Trânsito Mirim” dá início a terceira etapa

Mais uma etapa do projeto "Agente de Trânsito Mirim", realizado pela Secretaria de Transportes e Trânsito do Município - SETRAT - inicia amanhã (1°). Agora será a vez da Escola Municipal Edivaldo Zuliane Belo ser contemplada. No total, 80 alunos vão receber, durante toda a semana, formação sobre noções de legislação e segurança no trânsito.

A formação vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. Serão atendidos alunos do 5º ano, com faixa etária entre 9 e 12 anos. De acordo com informações do Núcleo de Educação para o Trânsito do Município, trabalhos semelhantes já vêm sendo realizados nas escolas municipais e a ideia é expandir para todas as escolas públicas de Rondonópolis.

O curso tem 20 horas, sendo 16h com aulas teóricas e 4h com prática. No conteúdo teórico os alunos são orientados sobre ética e cidadania e recebem um colete e um boné, que simbolizam o trabalho de agente. Na parte prática, eles realizam visitas à SETRAT para conhecer os Departamentos e o trabalho diário dos funcionários. Em seguida visitam o Centro de Reabilitação Nilmo Júnior onde passam a ter contato com pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito e estão em processo de reabilitação. Para finalizar, vão para as ruas acompanhar o trabalho dos agentes de trânsito.

Segundo Maria Izabel Cruvinel Martins, responsável pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, o projeto teve início esse ano e está na terceira etapa. A primeira etapa aconteceu no mês de junho, na Escola Municipal Rosalino José da Silva, e 78 alunos participaram. A segunda etapa, que aconteceu no mês de julho, teve a participação de 50 alunos da Escola Municipal Daniel Paulista. "Todas as crianças que trabalharam conosco gostaram bastante e cobram dos pais tudo que aprenderam. Nós estamos conseguindo atender ao objetivo do projeto", enfatiza Maria Izabel.

No mês de novembro está prevista uma formatura que vai envolver todos os participantes. Onde será entregue um certificado, o boné usado no decorrer do curso e uma carteirinha de agente de trânsito mirim. A estimativa é de 600 formandos.