CIDADANIA

Moradores de Pedra Preta terão acesso a cirurgias de catarata em 2017

A principal ação da Caravana da Transformação é a realização de cirurgias oftalmológicas (catarata) em pacientes com idade acima de 55 anos

por GazetaMT

22 de Dezembro de 2016, 07h34

Moradores de Pedra Preta terão acesso a cirurgias de catarata em 2017
Moradores de Pedra Preta terão acesso a cirurgias de catarata em 2017

Pedra Preta vai participar da 4ª edição do projeto que acontece entre 23 de janeiro e 03 de fevereiro de 2017 em Jaciara. - Foto - AssessoriaO prefeito eleito de Pedra Preta, Juvenal Pereira Brito – Ná (PMDB) reuniu-se na tarde desta quarta-feira (21) com a equipe da Caravana da Transformação que percorre municípios do Estado de Mato Grosso apresentando ações e propondo parceria com os gestores municipais, para que a população de cada município seja beneficiada. Pedra Preta vai participar da 4ª edição do projeto que acontece entre 23 de janeiro e 03 de fevereiro de 2017 em Jaciara.

A principal ação da Caravana da Transformação é a realização de cirurgias oftalmológicas (catarata) em pacientes com idade acima de 55 anos. O projeto é uma iniciativa do Governo Estadual e busca zerar as filas de espera no estado. Com capacidade para 800 atendimentos e 300 cirurgias diárias, ao longo das ações mais de sete mil cirurgias já foram realizadas no estado

Além de cirurgias os participantes também podem participar de minicurso, emitir documentos pessoais, RG, CPF, cartão do idoso, cartão do SUS, carteira de pescador, 2ª via de certidões e registrar-se no Cadastro Único.

Dentre todos os benefícios, o dia “D” da iniciativa também ganha destaque, que nesta 4ª edição será dia 28 de janeiro. Durante todo o dia o governador do estado Pedro Taques, juntamente com secretários ficam disposição dos prefeitos dos municípios beneficiados para ouvir e discutir por meio de reuniões as propostas de todos.

De acordo com a secretária-adjunta de Estado da Casa Civil, Paolla Reis, o projeto Caravana da Transformação é inédito no estado e vem fazendo a diferença por onde passa. “São dez dias que trabalhamos para trazer mais dignidade para população e essa parceria com os prefeitos municipais é fundamental para que a ação seja concretizada e percebi na reunião que o futuro prefeito e sua equipe não vai medir esforços para contribuir com a atividade”, frisou a secretária adjunta.  

Para participar da ação os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde de Pedra Preta a partir do dia 03 de janeiro, portando RG e cartão do SUS atualizado e realizar o cadastro. Lembrando que a ação inclui consulta e exames oftalmológicos, portanto não há necessidade do paciente procurar especialista antes de ir.

Quanto ao transporte e alimentação o prefeito eleito se colocou a disposição para ajudar e garantiu que a prefeitura vai disponibilizar o que for necessário. “Nós vamos fazer nossa parte, divulgando está ação para que todos saibam, e quem necessita procurem a Secretaria de Saúde e façam seu cadastro. No dia da ação vamos colaborar com tudo que estiver ao alcance dos recursos de nosso município, pois sabemos que a ação vai contribuir muito com a nossa população”, ressaltou Juvenal.