COM CONSCIÊNCIA

Detran e parceiros promovem blitz educativa neste sábado(1)

Com o objetivo de sensibilizar condutores para os perigos da associação de bebidas alcóolicas e direção

por EMERSON DOURADO

30 de Julho de 2015, 16h00

Detran e parceiros promovem blitz educativa neste sábado(1)
Detran e parceiros promovem blitz educativa neste sábado(1)

 

A 2ª Ciretran Rondonópolis realizará neste sábado(1) uma blitz educativa com o intuito de conscientizar motoristas e condutores deChefe da Ciretran de Rondonópolis, Luis Eduardo destaca a importância da orientação aos condutores - Foto: Luan Dourado - GazetaMT motocicletas,sobre os malefícios da combinação álcool x direção. A ação contará com as parcerias de órgão ligados ao trânsito, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Gabinete de Gestão e Apoio a Segurança – Gasp, Procuradoria do Município, Polícia Militar e clubes de serviço da cidade.

Segundo Luis Eduardo Farias, Chefe da 2ª Ciretran de Rondonópolis, a campanha foi agendada para a semana que antecede a exposição agropecuária da cidade, a Exposul, pelo grande fluxo de veículos que circulam pela cidade e por se tratar de uma festa, há o grande consumo de bebidas alcóolicas nos dias que são realizados a feira. “É uma ação de prevenção em face das pessoas que estarão participando da Exposul e orientar estes cidadãos que caso venha fazer ingestão de bebida alcóolica na festa não venha a pegar a direção de um automóvel ou motocicleta e esse é principal foco da blitz educativa que vamos realizar juntamente com os nossos parceiros”, disse.

O Chefe da 2ª Ciretran alerta que a fiscalização, nas vias que que dão acesso ao parque Vilmar Peres da Farias será intensa, como nos anos anteriores. “ Neste momento estaremos fazendo ações orientativas, mas nos dias da exposição, os órgão que são responsáveis pela fiscalização do trânsito estarão coibindo e fazendo o uso do bafômetro para casos de suspeita ingestão da bebida alcóolica e dirigindo”, explicou

MULTA PESADA

Segundo a Lei 12.760/12, caso o motorista seja flagrado na direção de seu veículo e ingerido bebida alcóolica, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.915, 40, e detenção com liberação sob pagamento de fiança arbitrado pela autoridade policial competente. Em caso de reincidência no período inferior a 12 meses, o motorista recebera a multa com o valor dobrado e correrá o risco de perder o direito de dirigir e ainda cumprir pena de seis meses a três anos.

A blitz deste sábado será feita na Rua Fernando Correia da Costa, na altura da Praça Brasil, a partir das 8 horas da manhã . O segundo dia campanha foi marcado para a semana que vem, na sexta-feira(7) em dois locais, na Rua Rio Branco, na Feira da Vila Aurora , às 18 horas e logo após na Avenida Lions Internacional, na oportunidade serão distribuídos panfletos informativos e kit educativos sobre o tema.