COMBUSTÍVEL

Projeto propõe criar plataforma virtual para acompanhar variação de preço nos postos

Projeto permite que o consumidor final tenha acesso, por meio da internet, ao preço cobrado nos postos em cada cidade brasileira

por GazetaMT

08 de Junho de 2018, 15h22

Projeto propõe criar plataforma virtual para acompanhar variação de preço nos postos
Projeto propõe criar plataforma virtual para acompanhar variação de preço nos postos

Garantir a publicidade e a transparência na divulgação do preço de combustíveis praticados nos postos em todo o país é o objetivo do Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado federal Fabio Garcia (DEM), no início desta semana. O projeto permite que o consumidor final tenha acesso, por meio da internet, ao preço do combustível cobrado nos postos em cada cidade brasileira.

"Vamos usar a tecnologia para dar transparência, aumentar a competição e consequentemente baixar os preços dos combustíveis ao consumidor final. Isso já existe em outros países. O aplicativo vai oportunizar ao cidadão um controle maior da política de preços praticada e comprar combustível mais barato em virtude da livre concorrência", explica.

Para o autor do projeto, com a escalada dos preços internacionais do barril do petróleo somada à desvalorização cambial, o consumidor brasileiro viu-se impotente diante de aumentos expressivos e praticamente diários do combustível.

De acordo com o parlamentar, a plataforma virtual será alimentada pelos próprios postos revendedores. Para incentivar que os registros sejam mantidos atualizados será considerado o preço de referência na plataforma para qualquer atuação na legislação de proteção ao consumidor ou na regulação do mercado distribuidor de combustível, inclusive para efeitos de sanção pela discrepância entre os valores informados e os efetivamente constatados nas transações de venda ao consumidor final.