COMEMORAÇÃO

Festa de São Cristovão é marcada com carreata pelas ruas de Rondonópolis

34ª edição comemora o santo padroeiro dos Motoristas, que culmina com a benção e um churrasco na comunidade

por EMERSON DOURADO

27 de Julho de 2014, 13h00

Festa de São Cristovão é marcada com carreata pelas ruas de Rondonópolis
Festa de São Cristovão é marcada com carreata pelas ruas de Rondonópolis

 

O dia de São Cristovão foi na sexta feira, com é tradicional a comunidade que leva o nome do santo comemora sempre no fim de semana seqüente a data, na manhã deste domingo(27) apesar o clima ruim milhares de devotos prestigiaram a tradicional carreata,em homenagem ao protetor dos motoristas e viajantes.

Caminhoneiros prestigiaram a festa em homenagem ao santo protetor dos motoristas - Foto GazetamTCom também é tradicional, a saída da 34ª edição foi às margens da rodovia BR 364, a frente uma imagem de São Cristovão ditava o ritmo da carreata, que prosseguiu pelas principais vias da cidade. Além de motoristas profissionais e seus gigantes, o evento contou com a participação de um grupo de ciclistas da cidade, motociclistas e claro motoristas de veículos de passeio.Nas calçadas e marquises as pessoas esperavam a passagem da grande carreata e da imagem de São Cristovão, sem se importar com a insistente garoua da fria manhã deste domingo

No final, a chegada no bairro Coophalis, na comunidade do padroeiro dos motoristas e a tão esperada benção com água benta, onde o motorista pede a proteção de São Cristovão. Um dos milhares a prestigiar a festa é Jonair Ferreira, profissional do volante há 22 anos, segundo ele depois que se mudou para Rondonópolis não deixa de benzer seu caminhão nesta data. “ Nós passamos por alguns sufocos na nossa vida de cainhoneiro, com as condições das estradas, muitos companheiros imprudentes e nosso dia a dia que é muito sofrido, por isso sempre pedimos a proteção de São Cristovão, para nós e família”, disse.

O padre da comunidade Lauri Rodrigues, que comandou as bênçãos destaca a importância de um trânsito mais humano e sem violência. “ A imprudência nos dias de hoje  é o principal causador de mortes no trânsito, por isso ressaltamos que a educação e a prudência              pode salvar vidas”, explicou o padre.

Para finalizar a comemoração, os devotos de São Cristovão participaram de um grande churrasco , no salão de festas da comunidade