COMPRA DE VAGA

Maggi pede afastamento de juiz do caso e TJMT nega

Ministro e outras oito pessoas são acusadas de negociata para abertura de vaga no Tribunal de contas do Estado em 2012

por Robson Morais

17 de Novembro de 2017, 15h14

Maggi pede afastamento de juiz do caso e TJMT nega
Maggi pede afastamento de juiz do caso e TJMT nega

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso -TJMT negou o pedido feito pelo atual ministro da Agricultura Blairo Maggi -PP, de afastamento do juiz Luis Aparecido Bortolussi Junior, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular. O caso envolve a suposta compra de vaga no Tribunal de Contas do Estado -TCE, caso me que Maggi é investigado.

Maggi é acusado de participar de negociações com o então conselheiro do TCE, Alencar Soares. O acordo, segundo a denúncia, era o de que Soares se aposentasse do cargo, abrindo vaga para o sucessor vitalício Sérgio Ricardo. A negociata, com dinheiro público, teria ocorrido em 2012.

Além do ministro, outras oito pessoas são investigadas no processo. Sobre o pedido de afastamento do juiz, ele alega que o magistrado havia declarado inimizade contra si. A defesa de Maggi não se pronunciou sobre a negação do pedido.

Bloqueio de bens 

Em janeiro, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 4 milhões em bens de Maggi e dos outros réus no processo. No entendimento da Justiça, este foi o motivo pelo qual o ministro pediu o afastamento. Para a relatora do pedido de afastamento do juiz, desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, Maggi poderia ter  se manifestado antes.