CONCESSÕES

PF questiona Temer sobre suposto envolvimento de Fagundes em escândalo

por GazetaMT

10 de Janeiro de 2018, 13h51

PF questiona Temer sobre suposto envolvimento de Fagundes em escândalo
PF questiona Temer sobre suposto envolvimento de Fagundes em escândalo

O senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR) é citado em duas das 50 perguntas feitas pela Polícia Federal ao presidente Michel Temer (MDB) no inquérito que investiga a suspeita de favorecimento indevido ao setor portuário em decreto presidencial que alterou regras de concessões. A informação e as referidas perguntas foram publicadas pela Revista Época.

O decreto foi publicado por Temer em 11 de maio de 2017 e aumentou o prazo dos contratos de concessão de áreas portuárias de 25 anos para 35, podendo ser prorrogado até 70 anos, beneficiando as atuais empresas concessionárias. A PF suspeita que houve pagamento de propina.

As questões, divulgadas pela revista Época na semana passada, chegaram ao Palácio do Planalto no dia 3 de janeiro, em correspondência enviada pelo Supremo.

No quesito 35, a PF faz o seguinte questionamento ao presidente: "Foi procurado pelo senador Wellington Fagundes para tratar sobre o novo decreto dos portos? Se sim, quando e onde? Explicitar as demandas do senador. O senador Wellington Fagundes defendia a inclusão de solução das concessões dos contratos pré-93 no novo decreto dos portos? Quais as justificativas apresentadas pelo senador?"

Outra citação a Wellington aparece na questão 45. "Por que Gustavo Rocha e Beto Mansur disseram, durante diálogos com Rocha Loures, devidamente autorizados pela Justiça, que a inserção da questão pré-93, tanto defendida por Rocha Loures, Beto Mansur e Wellington Fagundes, seria uma 'exposição para o presidente'? Vossa Excelência sabe dizer se tal normatização por meio do novo decreto dos portos seria ilegal? Por quê?"

Wellington foi citado pelo executivo Ricardo Mesquita, da portuária Rodrimar, em depoimento à Polícia Federal (PF). Segundo o executivo, a empresa tinha um pleito junto ao Governo Federal pela prorrogação da concessão de exploração de áreas no Porto de Santos.