CONCURSO

Sintep-MT protocola ofício exigindo posse imediata dos aprovados

A entrega do documento foi feita sob aclamados gritos de "posse já", por parte dos concursados, que participaram do primeiro ato unificado

por Redação com assessoria

11 de Março de 2018, 07h10

Sintep-MT protocola ofício exigindo posse imediata dos aprovados
Sintep-MT protocola ofício exigindo posse imediata dos aprovados

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) protocolou na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), na última sexta-feira (9), um ofício que recebeu o número (nº 113722), em que cobra a posse imediata dos aprovados no Concurso Público, assim como homologação no cadastro de reservas com 100% daqueles que passaram em todas as etapas. A entrega do documento foi feita sob aclamados gritos de "posse já", por parte dos concursados, que participaram do primeiro ato unificado.

O presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes, lembrou que só com a mobilização terão assegurados os direitos. E assim reforçou que além da capital, as subsedes do Sintep realizam manifestações na Assessorias Pedagógicas. Para a categoria, o atraso tem sido uma estratégia para postergar ao máximo e ser inviabilizado devido o período eleitoral.

"O concurso foi arrancado do governo na greve de 2016, diante de um cenário de privatização da escola pública, da tentativa de transferir para a iniciativa privada os cargos de técnicos e apoio escolar. A reivindicação sempre foi para o número real de vagas, ou 60% do quadro dos trabalhadores da educação, de contratos temporários, na rede estadual. O fato sustenta a desconfiança sobre as reais intenções do governo", disse Lopes.

"Temos vivenciado ações e atitudes de atraso nesse Concurso Público. Fala-se uma coisa e se faz outra", destacou a vice-presidente do Sintep/MT Jocilene Barboza, citando o calendário do Concurso, emitido pelo governo em 2016, que previa provas e posse em 2017 e não aconteceu. "A presença do Sintep/MT no ato é para exigir que os procedimentos sejam imediatos e não a conta gotas", afirma.

A também dirigente sindical do Sintep, em Várzea Grande, Maria Aparecida Cortez, apontou falta de competência do governo, lembrando que o Concurso não é um presente e sim uma conquista da categoria. "Esse governo se apresentou prometendo o céu e ofereceu o inferno". Conforme ela, faltam profissionais nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande. "As escolas estão dispensados alunos mais cedo por falta de professores, não há porque postergar a posse. A política desse governo é criar fato para justificar seus atos. Só com a luta coletiva conseguiremos a vitória", concluiu.