CONSEQUÊNCIAS

Após operação “Carne Fraca” países importadores anunciam restrições

Para Acrimat, próximos dias são fundamentais para a cadeia produtiva da carne brasileira e mato-grossense

por EMERSON DOURADO

20 de Março de 2017, 17h11

Após operação “Carne Fraca” países importadores anunciam restrições
Após operação “Carne Fraca” países importadores anunciam restrições

Os desdobramentos da operação “Carne Fraca” da Polícia Federal, na última sexta-feira,17, que trouxe à tona o lado obscuro dos principais grupos frigoríficos do país, começaram a surgir nesta segunda-feira, 20. A Comunidade Europeia, China, Coreia do Sul e Chile, já anunciaram restrições em caráter temporário à entrada de carne brasileira. O Mato Grosso como principal criador de rebanho bovino, aguarda com apreensão os reflexos da crise da carne.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, o momento de expectativa é como o mercado externo vai reagir. “Estes três dias são de avaliação, mas de positivo foi o recado dado pelo presidente da república e o ministro da Agricultura, mostrando que o governo está preocupado e tomando medidas para apurar as denúncias. Outra ação importante do governo foi uma reunião com os embaixadores dos principais países importadores da carne brasileira, uma forma de tranquiliza-los”, comentou.

Sobre o impacto negativo à imagem da carne brasileira, Marco Túlio traça um cenário desfavorável em um primeiro momento. “É muito ruim para o Brasil, o que pode haver é uma retração das exportações o que acarretará em um maior volume de carne no mercado interno e não temos capacidade de absorver este volume. Com isso, o preço tende a cair trazendo prejuízos para o criador brasileiro”, analisou.

O Mato Grosso não foi citado na operação, mas como 18% das carnes brasileiras exportadas em 2016, têm origem no Estado, os reflexos da crise podem chegar em solo mato-grossense. “Atingiu toda a cadeia, estes três dias, repito, serão cruciais para o agronegócio brasileiro, o que esperamos é que os responsáveis, tanto funcionários públicos, quanto executivos destas empresas sejam punidos”, disse Marco Túlio.

Até o momento, a Comunidade Europeia pediu que o Brasil suspenda a exportação de produtos das empresas envolvidas; na China, as carnes brasileiras estão retidas nos portos; a Coreia do Sul baniu frangos da BRF, a empresa diz que não foi notificada; na América do Sul, o Chile suspendeu temporariamente a importação de carnes. Os três primeiros correspondem a 27% das exportações de carnes em 2016.