saúde

Empresa de Energia São Manoel investe em indígenas

Companhia destinará R$ 10 milhões para o financiamento de obras nas aldeias localizadas na área de abrangência da UHE São Manoel

por GazetaMT

06 de Janeiro de 2017, 07h48

Empresa de Energia São Manoel investe em indígenas
Empresa de Energia São Manoel investe em indígenas

A Empresa de Energia São Manoel (EESM) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) assinaram recentemente o protocolo de intenções para a execução dos projetos relacionados a saúde indígena nas áreas de abrangência do empreendimento que, atualmente, está em fase de construção e localizado entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O documento visa garantir a execução das obras, estimadas em 10 milhões e que tem como principal objetivo conceder melhorias para os povos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká. A oficialização do compromisso ocorreu ao longo do Encontro de Coordenadores Distritais de Saúde Indígena e do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena, em Brasília.

O protocolo de intenções, que antecede o acordo de cooperação a ser firmado, prevê construções de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Unidades Básicas de Saúde Indígena, que deverão receber as mobílias e os equipamentos médicos necessários a fim de garantir a excelência na qualidade e no atendimento local. Estas ações fazem parte da Plano Básico Ambiental do Componente Indígena da UHE São Manoel e com a assinatura do documento, a EESM poderá iniciar o processo de contratação das obras.

Além das obras civis e de saneamento, a comunicação será informatizada. Isso porque, o documento inclui o compromisso de instalação do sistema de comunicação com internet e também de um radioamador. Tal recurso irá garantir a implantação de estruturas que viabilize a captação da energia solar e de outras fontes viáveis para geração de energia nos locais que prestarão os serviços de saúde.

Dia 21 de novembro, a Empresa de Energia São Manoel recebeu o anúncio da aprovação de todos os projetos por parte da Sesai. O processo de interlocução entre o empreendimento e o órgão, que é ligado ao Ministério da Saúde, começou no início da construção do empreendimento, em 2014, logo após a licença de instalação.