Contra as drogas

Proerd: Alunos realizam caminhada de conscientização em Rondonópolis

Atualmente 1.500 crianças são atendidas pelo programa no município

por

19 de Junho de 2017, 09h01

Proerd: Alunos realizam caminhada de conscientização em Rondonópolis
Proerd: Alunos realizam caminhada de conscientização em Rondonópolis

A 7ª Caminhada de Prevenção às Drogas realizada por aproximadamente 300 alunos que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), teve início na manhã desta segunda-feira (19), no pátio da antiga rodoviária, em Rondonópolis. Após a concentração eles seguiram em caminhada pelas principais Avenidas da cidade.

O ato de conscientização é referente a Semana Nacional de Combate às Drogas. O programa desenvolvido no município pela Polícia Militar tem como objetivo a prevenção contra as drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso das drogas.

Tenente PM Felipe Cordeiro - Coordenador Proerd. Foto: Marco Aurélio/GazetaMTDe acordo com Felipe Cordeiro, tenente da Polícia Militar e coordenador do projeto, atualmente 1.500 crianças são atendidas pelo programa em 20 escolas de Rondonópolis. "É importante reforçar a comunidade sobre os trabalhos realizados pelo Proerd para as redes escolares. A tendência na segurança pública é aumentar o contato da polícia com a sociedade, e esse elo começa no Proerd, que trabalha com o cidadão desde pequeno e suas respectivas famílias, alertando principalmente sobre o tráfico de drogas".

Para Elba Soares, professora da Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho, e indescritível a satisfação dos alunos que fazem ou já fizeram parte do Proerd. "Nosso alunos são apaixonados pelo programa, uma vez que os policiais ensinam ações de cidadania e como resistir ao uso de drogas"

Proerd

O Proerd é o maior programa de prevenção às drogas de Mato Grosso, existente há mais de 16 anos. O material didático 'o livro do estudante', especifico do Proerd, tem lições abordando fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e valorização da vida. O programa funciona como um sistema cooperativo entre escola, Polícia Militar e família.

26 de junho

A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial de Saúde define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS).