CONTRA O CÂNCER

HPV pode ser evitado com a imunização dos jovens

Tem vacina contra a doença disponível nas Unidades, mas a procura é pequena

por

26 de Junho de 2017, 10h27

HPV pode ser evitado com a imunização dos jovens
HPV pode ser evitado com a imunização dos jovens

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alerta para a Campanha de Vacinação contra o HPV - Papiloma Vírus Humano, que já tem doses disponíveis em toda a rede pública de saúde de Rondonópolis.

O HPV é um tipo de doença transmitida por meio de relações íntimas e pode aparecer primeiramente como sintoma, a presença de verrugas nas regiões genitais, tanto de homens como de mulheres.Doses contra o HPV estão disponíveis na rede de saúde. Foto: ilustração

A evolução da doença, em muitos casos, é o câncer de colo do útero, pênis e ânus. As lesões podem demorar a aparecer, mesmo com o paciente contaminado, inclusive existe a possibilidade de transmissão das gestantes para os bebês.

A recomendação da secretaria Municipal de Saúde é que todas as meninas de 9 a 15 anos de idade e os meninos entre 11 a 15 anos de idade recebam a vacina em qualquer unidade de saúde.

A enfermeira Marli Barros, responsável pelo setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta aos pais que garantam a saúde dos filhos com a vacinação. "A Secretaria de Saúde deverá lançar até a próxima semana uma campanha diferente em todas as Escolas da cidade. Os estudantes da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para receber a vacina, deverão conhecer os sintomas e os males que o HPV provoca. Com os devidos esclarecimentos vamos tentar mobilizar os jovens para que levem para casa a recomendação e voltem com a autorização dos pais para fazerem a vacina".

As doses estão disponíveis em toas as Unidades de Saúde, mas a procura pela imunização ainda é pequena em Rondonópolis, por isso as Secretarias de Saúde e de Educação vão trabalhar unidas na campanha.