CONTRA O TRÁFICO

Polícia Federal desarticula quadrilha tráfico de drogas e Rondonópolis também é alvo de operação

Operação Urutal da Polícia Federal tenta desmantelar organização internacional, com ramificações no Paraguai, Bolívia e também no Brasil

por GazetaMT

12 de Agosto de 2014, 15h51

Polícia Federal desarticula quadrilha  tráfico de drogas e Rondonópolis também é alvo de operação
Polícia Federal desarticula quadrilha tráfico de drogas e Rondonópolis também é alvo de operação

 

Foram apreendidos na Operação Urutau: Maconha  3.279kg, Cocaína 401Kg e Haxixe 8Kg - Foto: DPFA Polícia Federal deflagrou hoje (12/8) a Operação Urutau com o objetivo de desarticular organização criminosa de tráfico internacional de drogas entre as fronteiras com o Paraguai, Bolívia e a região Sudeste do Brasil. Foram cumpridos nove mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de veículos expedidos pela 1ª. Vara Federal de Umuarama, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia.

As investigações tiveram início em março de 2014, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes no município de Umuarama/PR, que estariam utilizando ônibus e caminhões para transportar grandes remessas de maconha escondidas em fundos falsos enviadas do Mato Grosso do Sul, e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.Foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama/PR, movimentando grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo com o objetivo de interná-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai.

A cidade de Umuarama servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento e apoio logístico para a atuação da organização, que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira e transportá-la até os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante as investigações outras três pessoas de Umuarama foram presas transportando drogas.

Sessenta policiais federais estão cumprindo, simultaneamente, os mandados judiciais em oito municípios dos cinco estados. As prisões ocorreram nas cidades de Umuarama/PR, Amambai/MS, Ponta Porã/MS, Ji-Paraná/RO, Seringueiras e um mandado de busca e apreensão em Rondonópolis.

Material apreendido:

Maconha: 3.279kg;

Cocaína: 401Kg;

Haxixe: 8Kg ;

Munições: 321 projéteis;

Armas de fogo: uma carabina e uma pistola;

Veículos: cinco veículos, sendo um automóvel, dois caminhões e dois ônibus