Conversas Vazadas

CCJ do Senado aprova convite para Dallagnol explicar troca de mensagens

Por se tratar de convite, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná não é obrigado a comparecer.

por G1

18 de Junho de 2019, 15h22

CCJ do Senado aprova convite para Dallagnol explicar troca de mensagens
CCJ do Senado aprova convite para Dallagnol explicar troca de mensagens

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (18) um convite para que o procurador da República Deltan Dallagnol explique ao colegiado a troca de mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.

As mensagens foram publicadas pelo site The Intercept. Segundo o site, Moro, então juiz responsável pela Lava Jato no Paraná, orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores que atuam na operação. Dallagnol é o coordenador da força-tarefa.

Por se tratar de um convite, o procurador não é obrigado a comparecer à CCJ. Se fosse uma convocação, a presença seria obrigatória. A presidente da comissão, senadora Simone Tebet (MDB- MS), disse que o colegiado não tem poder para convocar procuradores da República.

Nesta quarta-feira (19), está prevista uma audiência com o ministro Sergio Moro na CCJ do Senado. Ele será ouvido sobre as mensagens publicadas pelo The Intercept.

Quando o site divulgou as conversas atribuídas aos ministros e procuradores, Moro afirmou que houve uma "invasão criminosa" e disse que não vê anormalidade nas supostas mensagens.