CPMI

Depois de Janot e Joesley, Medeiros quer depoimentos de Lula, Dilma e Silval Barbosa

Senador apresentou segundo requerimento. Comissão investiga enriquecimento da JBS junto ao BNDES nos governos do PT

por GazetaMT

13 de Setembro de 2017, 07h52

Depois de Janot e Joesley, Medeiros quer depoimentos de Lula, Dilma e Silval Barbosa
Depois de Janot e Joesley, Medeiros quer depoimentos de Lula, Dilma e Silval Barbosa

Em novo requerimento, o senador José Medeiros -Podemos pede a convocação dos ex-presidentes Lula e Dilma e do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que supostas irregularidades em empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) ao grupo J&F, que controla a JBS.

"Os fatos que envolvem os donos da JBS e os ex-presidentes petistas são gravíssimos e precisam ser apurados à exaustão. Os áudios de Joesley Batista, divulgados pela mídia nacional, trouxeram à tona detalhes de como Dilma e Lula foram informados sobre saldo de propinas de R$ 300 milhões para o Partido dos Trabalhadores. Portanto, a presença deles na CPI deverá esclarecer essa relação que eu considero no mínimo promíscua", afirmou.

Quanto ao ex-governador Silval Barbosa, Medeiros afirma que pesam sobre ele a acusação de que os donos da JBS pagavam propinas para, em troca, receber incentivos fiscais em Mato Grosso. O fato já havia sido confirmado por Wesley Batista em sua delação, que afirmou ter pagado um total de R$ 30 milhões em propina ao ex-governador.

José Medeiros também quer que a CPMI ouça Esther Flesch, ex-sócia do escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe, apontada como responsável pela contratação do ex-procurador da República, Marcello Miller e que teriam trocado e-mails sobre honorários, quando Miller ainda era procurador.

JBS

Há dois dias, o senador de Mato Grosso já havia apresentado requerimento convocando Joesley Batista e o procurador geral da República, Rodrigo Janot, a prestarem depoimento na CPMI da JBS. Além dos dois, Medeiros também pediu que o colegiado convocasse o empresário Ricardo Saud, a jornalista Ticiana Villas Boas, esposa de Joesley, o ex-procurador da República Marcelo Miller e Eduardo Botão Pelella, procurador da República.

A CPMI da JBS elegeu, nesta manhã de ontem, 12, o deputado Carlos Marun -PMDB/MS como relator. O presidente do colegiado é o senador Ataídes Oliveira -PSDB/TO.