13 de Set. de 2019 às 10:21

Hidrelétrica em Sinop continua causando morte de peixes no Teles Pires

Gazeta MT

Parece história de pescador, mas a Usina Hidrelétrica Sinop, instalada no Rio Teles Pires, continua causando a mortandade de peixes. A Hidrelétrica já foi multada em R$ 50 milhões por ter provocado a morte de 13 toneladas de peixes em fevereiro desse ano, por conta de ter feito o lançamento de sedimentos nas águas, mas parece que isso não adiantou muito e o crime ambiental voltou a se repetir.

A denúncia foi feita por um pescador, que percorreu um pequeno trecho do Teles Pires de barco  e filmou dezenas de peixes mortos boiando no leito do rio, o que causou muita indignação no pescador, que cobrou a fiscalização dos órgãos competentes e alertou ao governador do estado para o fato de que crimes como esse que acabam com os peixes dos rios do estado, e não os pescadores como ele, que segundo próprio, levariam anos para pescar todo o volume de peixes mortos pela Hidrelétrica.

O que estaria provocando a morte dos peixes, a maioria destes espécimes grandes, como matrinchãs, pacus e outros, seria novamente o lançamento de sedimentos, no caso uma espécie de lodo, que estaria impedindo os peixes de respirar.  

O Buxixo é desses que defendem o progresso, para o qual a energia elétrica é fundamental, mas isso não pode ser feito ao custo da destruição da natureza, ou no caso, a morte dos peixes, que acima de tudo é um alimento e não pode ser desperdiçado dessa forma. Então, as autoridades têm que agir com o máximo de rigor nesse caso e punir exemplarmente a Hidrelétrica, pois uma das exigências para a sua existência é causar o mínimo de danos ao meio ambiente.

Vamos acompanhar...