Crise financeira

Atolada em dívidas, Santa Casa pode fechar as portas

por GazetaMT

12 de Agosto de 2019, 10h12

Atolada em dívidas, Santa Casa pode fechar as portas
Atolada em dívidas, Santa Casa pode fechar as portas

Hospital de referência na região Sudeste do estado em cirurgias cardíacas e partos de alto risco, que tem 19 municípios e uma população estimada em cerca de 600 mil habitantes, a Santa Casa de Rondonópolis vive uma crise financeira sem precedentes, acumulando uma dívida de mais de R$ 24 milhões principalmente com médicos e fornecedores. A situação chegou a tal ponto que a direção do hospital já fala até em fechar as portas.

Como o hospital filantrópico presta serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), que paga valores módicos pelos procedimentos médicos executados na rede hospitalar conveniada, ele sempre dependeu de "ajudas" governamentais, que foram cortadas nos últimos anos e isso acabou levando a Santa Casa a acumular uma dívida impagável. Agora, o hospital corre atrás de apoio da sociedade e emendas parlamentares para pagar ao menos parte de suas dívidas e manter os atendimentos.

Mas é preciso uma solução mais definitiva, que talvez passe pela estadualização do mesmo, como já aconteceu com a Santa Casa de Cuiabá, que foi assumida pelo Governo do Estado recentemente, pois o que não pode acontecer é a população ficar sem os serviços médicos essenciais prestados na unidade.

O Buxixo entende que a medida é necessária, pois ao pé da letra, a Santa Casa é um hospital privado, mas é mantido com dinheiro público. Então, nada melhor que torna-lo público de uma vez...